Ícone do site Gazeta do Cerrado

Porto: Idosos com Covid em abrigo foram contaminados após contato com cuidadores

Alguns idosos estão internados no Hospital Regional de Porto Nacional – Foto – Divulgação

Conteúdo Gazeta do Cerrado

O Coronavírus tem causado medo – em alguns, já em outros parece que nem tanto – trazido pânico e tristeza a milhares de brasileiros. Os nossos idosos são os que mais sofreram e ainda sofrem com a doença estão dentro do grupo prioritário na megaimunização contra a covid no Brasil.

No abrigo Tia Angelina, em Porto Nacional, região central do Estado, os 19 idosos que moram no local foram diagnosticado com Covid.  Desses, quatro estão internados  no Hospital Regional (HRPN) da cidade e um está no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Lilian Caroline Brito, coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica disse em uma entrevista que não há como fazer o isolamento dos idosos.

“Não tem como isolar os idosos, não tem como dividir o abrigo. Mas nós mandamos infectologista para fazer consulta, assim que eles sentiram os primeiros sintomas. Nesse momento, os que continuam no abrigo estão bem, sem queixa, apenas apresentam coriza”, disse.

Além deles, mais três cuidadores também foram contaminados. Eles teriam contraído o vírus fora do abrigo.

A coordenadora explicou que 14 dos idosos haviam sido infectados, e em outro momento o restante contraiu a doença.

Lilian afirmou que os idosos do abrigo João XXIII foram testados e nenhum deles tiveram confirmação positiva para covid, no entanto, ela ressaltou que todas as medidas protetivas precisam ser seguidas.

O susto veio porque os idosos tiveram a doença após receberem a primeira dose da vacina, ainda no final de janeiro.

O infectologista  e vice-presidente regional da Sociedade Brasileira de Imunizações, José Geraldo Leite Ribeiro explicou durante uma entrevista ao G1 TO que  “a proteção se dá um tempo após a aplicação da segunda dose, e esse tempo varia de acordo com cada vacina. Na maioria delas, a imunidade acontece a partir de dez ou vinte dias após a segunda dose”.

O Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Prefeitura de Porto Nacional para saber mais detalhes.

Em nota, o órgão informou que hoje nós temos 14 idosos do Abrigo Tia Angelina confirmados com COVID -19. Estão em tratamento no próprio instituto de longa permanência, acompanhados diariamente pela médica infectologista do município e recebendo todos os cuidados necessários. Há 05 idosos internados, 04 no Hospital Regional de Porto Nacional e 01 foi encaminhado para UTI do hospital de campanha de Palmas.

A vigilância epidemiológica está acompanhando os casos onde foi identificado que a transmissão ocorreu devido o contato com cuidadores que testaram positivo, contraindo a doença fora da casa de permanência.

Os idosos do abrigo João XXIII também foram testados com exame de Swab (RT-PCR) e nenhum obteve resultado positivo até o momento. Salientamos que os idosos receberam a primeira dose da vacina, porém ainda não possuem uma imunidade adquirida, pois a mesma ocorre após a aplicação da segunda dose. Reforçamos que nenhuma vacina possui garantia de imunidade 100%.

Sair da versão mobile