Ícone do site Gazeta do Cerrado

Pré campanha: Janad volta a negar destinação de emendas para shows de Barões da Pisadinha e alega “desespero” dos adversários: “sucesso e popularidade incomodam”


O UoL divulgou uma reportagem na qual pautou uma averiguação do Ministério Público do Tocantins sobre se a deputada estadual Janad Valcari (PL) teria usado os shows da banda para um suposto esquema de enriquecimento ilícito.

Janad teria assinado , segundo a reportagem, como empresária dos músicos, contratos para receber R$ 1 milhão em verbas públicas de três cidades que contrataram shows em 2023: Rio dos Bois, Porto Nacional e Ponte Alta do Tocantins. Em 2024, ela teria enviado R$ 965 mil em emendas para estas mesmas três cidades.

A deputada e empresária nega as acusações. Ela disse ao UOL que os shows aconteceram quando ela ainda não tinha poder de enviar emendas, por ainda estar no seu primeiro ano de mandato. Segundo Janad, as verbas de 2024 não têm relação com os shows de 2023. “Sempre agi dentro da legalidade para evitar conflito de interesse”, ela diz.

Judicialmente Janad não é acusada de nada até o momento.

Em nota a pré campanha de Janad Valcari se manifestou através de nota á imprensa. Veja a íntegra da nota abaixo:

O sucesso sempre incomoda. Ver alguém que veio de baixo crescer e vencer na vida parece algo inaceitável para alguns. Essa verdade é refletida da política ao entretenimento. Um exemplo claro disso é o sucesso do ritmo piseiro que colocou o Tocantins nos maiores circuitos de eventos do país com a explosão da banda Barões da Pisadinha, que contagiou o coração do povo, explodiu no cenário musical brasileiro, quebrou barreiras e mostrou que é possível alcançar o topo, independentemente das origens humildes.  

A trajetória política de Janad Valcari também foi assim.  Oriunda de uma família simples, educadora e empreendedora por vocação, Janad trilhou um caminho de força e determinação para se tornar uma figura proeminente na política tocantinense. Sua ascensão rápida e seu impacto causam desconforto entre seus adversários, que tentam, a todo custo, manchar sua imagem e reputação.

Recentemente, surgiram rumores de que Janad teria indicado emendas parlamentares para shows da banda Barões da Pisadinha, na tentativa de associar seu nome a gastos indevidos e questionáveis. Essas alegações, no entanto, não têm fundamento. É só procurar as indicações de emenda da deputada, nenhuma é destinada à banda. O sucesso dos Barões da Pisadinha é um reflexo puro e simples da explosão do ritmo piseiro, que conquistou o Brasil de norte a sul. A tentativa de vincular Janad a esse fato revela o desespero de seus adversários para desacreditá-la. É a prova de que seu sucesso e sua popularidade incomodam aqueles que não conseguem aceitar sua trajetória de ascensão.

O fenômeno Barões da Pisadinha e a ascensão de Janad Valcari são exemplos de que o sucesso, quando conquistado com esforço e mérito, sempre encontrará resistência. Mas, assim como o piseiro que conquistou o Brasil, Janad continua a avançar, mostrando que é possível seguir na frente, apesar das adversidades e dos ataques. Em um país onde a desigualdade ainda é uma realidade, histórias como as de Janad Valcari e da banda Barões da Pisadinha inspiram e mostram que é possível, sim, sair de baixo e alcançar o topo. E para aqueles que se incomodam com o sucesso alheio, fica o recado: a determinação e a força de vontade são inquebrantáveis, e nada pode deter quem tem o desejo verdadeiro de vencer.

Sair da versão mobile