Ícone do site Gazeta do Cerrado

Pré candidatos relâmpagos, Xeque-mate do PL, bastidores a mil, filiações silenciosas: As últimas movimentações e incógnitas no tabuleiro de Palmas

Maju Cotrim

As últimas 48 horas foram intensas nas articulações para as filiações e conjuntura em Palmas.

A grande supresa ficou por conta do que está sendo chamado de “xeque-mate” do PL na configuração da Câmara que saiu de zero para a maior bancada na Casa: seis vereadores. A articulação partiu do vice prefeito da capital, André Gomes. Cresce também a oposição na Casa e os apoiadores ao nome de Janad Valcari que já são maioria, segundo as informações.

Candidatos relâmpagos

Nas últimas horas se colocaram como pré candidatos Ataides Oliveira pelo Novo e neste domingo a pré candidata Luana Ribeiro de surpresa colocou o nome pelo PSD do senador Irajá após negar que iria disputar vaga na Câmara.

Fator Raul

O ex gestor Raul migrou para o PDT de Laurez e já avisou que quer estar no palanque que o governador apoiar.

Geo, sem alarde

Enquanto partidos fizeram festas e eventos de filiação, Júnior Geo, se filiou ao PSDB da prefeita Cinthia sem alarde e optou por não falar ainda no momento sobre o assunto. Silêncio total e sequer um registro de foto ou nas redes. A grande questão é : ele é então automaticamente o candidato da prefeita? O deputado segue suas agendas particulares normal sem tocar no assunto. A prefeita também não fez nenhum comentário sobre filiação ou chegada de Geo.

Bastidores fervendo

Além das declarações oficiais muitos bastidores aconteceram na movimentação dos pré candidatos e escolha pelos partidos. Alguns perderam nomes importantes e na última hora foi um sufoco para conseguir fechar as filiações.

Bastidores fervendo II

Alguns vereadores de mandato tiveram dificuldade de conseguir definir partidos e ficaram até a última hora em tentativas. Tem nome inclusive desagradando em alguns partidos que vivem um dilema interno…

Por outro lado….

Com vários partidos, o grupo político de Janad tem pelo menos 160 nomes divididos entre PL, PP, SD, UB, Avante dentre outros.

Reis

O vereador Márcio Reis, esposo da deputada Vanda Monteiro, foi para o PSDB de Cinthia mas também optou por uma filiação silenciosa e sem registros após deixar o UB.

Amastha

O pré candidato Carlos Amastha manteve Sargento Brasao no partido e disse á Gazeta ter 40 nomes para selecionar quem serão os 24 pré candidatos. Nos bastidores diziam que ele não conseguiria montar chapa.

Luxa filiado

Outra definição que veio á tona foi a filiação do técnico e empresário Vanderlei Luxemburgo ao Podemos de Eduardo Siqueira. Não se sabe como será a participação dele na disputa.

Eduardo

O pré candidato Eduardo Siqueira Campos segue na pré campanha e disse á Gazeta que fechou com tranquilidade a nominata de pré candidatos.

Incógnitas

Mesmo com fatores novos as grandes incógnitas continuam sendo: quem será a candidatura apoiada pelo governador Wanderlei Barbosa? Geo está 100% definido como candidato de Cinthia? Dos tantos nomes colocados quem realmente vai construir candidatura? Todos conseguirão de fato construir e manter as proporcionais?

Seguimos acompanhando os próximos capítulos!

Sair da versão mobile