Ícone do site Gazeta do Cerrado

Prefeita tocantinense dá exemplo e sanciona projeto que visa a erradicação da pobreza menstrual

Pobreza menstrual é a falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para cuidar da menstruação. — Foto: Arquivo pessoal

A prefeita Fátima Coelho sancionou, nesta quinta-feira, 14, o Projeto de Lei nº 768/2021, que institui o programa “Absorver com Afeto”. O objetivo é de erradicação da pobreza menstrual no município, com o acesso a absorventes e conscientização sobre a menstruação enquanto processo natural no ciclo de vida das mulheres.

“Um projeto de iniciativa do Poder Executivo e que vem de encontro com uma criteriosa política de atenção social. A falta de acesso ou de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários, prejudica a saúde dessas mulheres no período da menstruação. Uma estratégia que promove saúde e dignidade”, avaliou a prefeita Fátima Coelho.

Lançado no início do mês de setembro deste ano, o projeto “Absorver com Afeto”, aprovado pela Câmara Municipal de Guaraí, e sancionado pelo Poder Executivo, agora, como projeto de lei, pode receber emendas, recursos e verbas destinadas para aquisição dos produtos, os absorventes.

Prefeita Fátima Coelho (c) sanciona Projeto de Lei na presença dos vereadores Rita Lopes (e), Tarcísio Ramos, Gleidson Bueno (presidente da Casa de Leis, e Marcelão. Foto: Ascom/Prefeitura de Guaraí

LEIA MAIS: ENTENDA O PROJETO ABSORVER COM AFETO

Arrecadação

Em sua essência, o projeto “Absorver com Afeto” pretende arrecadar absorventes higiênicos e doar, principalmente para adolescentes em situação de vulnerabilidade. A campanha será intensificada nas escolas, visando alcançar uma faixa etária feminina, as adolescentes no início da descoberta menstrual, enquanto processo natural no ciclo de vida das mulheres.

“O apoio da sociedade guaraiense, empresários, servidores públicos, vereadores, classe política em geral, está sendo essencial para seguir em frente. Desde o lançamento, arrecadação dos absorventes, aprovação e sanção da Lei, a acolhida está superando nossas expectativas”, ressaltou a idealizadora do projeto, Karina Sacramento, secretária municipal de Administração de Guaraí.

Parceiros

O “Absorver com Afeto” já conta com 22 parceiros no município que adotaram a iniciativa e tornaram seus comércios pontos de coleta do programa.

Pontos de coleta

Drogaria Mais Saúde

Drogaria União

Orifarma

Droga Mary

Drogaria Brasil

Drogaria Ultra

Preço baixo

Mercados

Giglios

Lemos

Rio Preto

Verdurão Lira

Martins

Santa Luzia

Locais diversos

DRE – Educação

Colégio Impacto

Polícia Rodoviária Federal

Prefeitura de Guarai

Clínica Poliana Veras

Sicredi

Soul (Ouvi Biju)

Sair da versão mobile