Ícone do site Gazeta do Cerrado

Prefeito afastado diz apoiar investigações: “quero que a verdade venha à tona”

Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Aliança, Peixe e Cristalândia

O prefeito de Peixe, José Augusto Bezerra Lopes (DEM) foi alvo de um pedido de afastamento por parte de Operação da Polícia Federal nesta quarta-feira, 5.

As investigações da polícia federal apontam que o gestor estaria supostamente recebendo propina de uma empresa que presta serviços de transporte escolar desde 2017.

A Assessoria do gestor encaminhou à Gazeta nota sobre a investigação. (Veja a íntegra da nota no final da matéria);

O prefeito chegou a divulgar uma mensagem dizendo que ficou surpreso com o afastamento (Veja no final da matéria).

Entenda o caso

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (05) a “Operação Direct”, que tem como objetivo desarticular uma associação criminosa integrada por agentes públicos e empresários suspeitos de fraudes a licitações e corrupção no interior do Tocantins.

Publicidade

Aproximadamente 40 Policiais Federais cumprem 01 mandado de prisão preventiva e 9 mandados de busca e apreensão nas cidades tocantinenses de Aliança do Tocantins/TO, Peixe/TO e Cristalândia/TO. Também foram entregues 03 ofícios judiciais, destinados à Câmara de Vereadores e à Prefeitura dos municípios, que determinam a suspensão cautelar do exercício da função pública de agentes públicos.

As buscas recaem sobre um empresário e agentes públicos suspeitos de realizarem fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e pagamentos a título de corrupção.

O prefeito de Peixe, José Augusto, o de Cristalândia, Cleiton Cantuário Batatinha foram afastados.

Investigações

As investigações apuram um possível favorecimento do empresário em pregões dos municípios de Cristalândia/TO e Peixe/TO para contratação de transporte escolar e a realização de depósitos e transferências de valores a agentes públicos dos municípios, no mesmo período em que ocorreram as contratações.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude à licitação, desvio de verbas públicas, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa, cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

O nome da Operação faz referência à relação “direta” e pessoal existente entre o empresário e os agentes públicos, com a existência de favorecimentos entre as partes.

A ação tem como objetivo coibir a continuidade das supostas ações criminosas e colher elementos probatórios para a conclusão do inquérito policial e instrução de futura ação penal em face dos envolvidos.

A suspeita é de que os desvios podem chegar a R$ 13 milhões.

Covid19

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia atual, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio pela COVID19, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na operação, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas  investigados e seus familiares.

A Gazeta do Cerrado tenta contato com a defesa de Cleiton Cantuário e ressalta que espaço está aberto para posicionamento.

Investigação

Nota Prefeito de Peixe

Na manhã desta quarta-feira, 05, a Prefeitura Municipal de Peixe foi notificada sobre a investigação e suspeita da Polícia Federal e esclarece que está colaborando com todas as informações necessárias e está à disposição da justiça, visto que todo o procedimento licitatório está dentro da legalidade.

O prefeito José Augusto Bezerra Lopes também irá recorrer da decisão de afastamento preventivo.

Comunicado

Comunicado à população de Peixe: foi com surpresa e muita indignação que recebi a informação de afastamento do cargo de prefeito em ano eleitoral.

A nossa gestão, como todos vocês sabem, sempre foi pautada pela transparência. Nos últimos meses, inclusive, trabalhamos muito para melhorar a vida da nossa gente.

Alcançamos excelentes resultados e talvez isso tenha incomodado os opositores e as pessoas que são acostumadas a ultrajar o nosso município.

Mais do que nunca, apoio essas investigações e quero que a verdade venha à tona. O município não pode ficar refém de irresponsabilidades e injustiças.

Desde já, agradeço as mensagens de apoio, de indignação e de revolta com essa decisão arbitrária e com essas denúncias improcedentes!

Equipe Gazeta do Cerrado

Sair da versão mobile