Prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues – Foto: Divulgação
Maju Cotrim
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues está em Brasília nesta terça-feira, 23, onde articula emendas para a cidade. De lá, ele conversou com nossa equipe sobre a preocupação com a 2ª onda da Covid e a lotação das UTIs na cidade.
“Estamos atrás de recursos inclusive para manter os novos leitos de UTI, Tiago Dimas e Eduardo Gomes já sinalizaram”, disse. Wagner abriu mais 10 leitos ontem.
Ele vai formalizar um pedido de ajuda financeira ao governador Mauro Carlesse para manter as UTIs. “Só temos cinco UTIs reguladas pelo ministério da Saúde”, disse.
Segundo ele, 10 leitos estão sendo mantidos pela prefeitura. O custo será de R$ 750 mil nestes novos leitos.
“Temos pacientes do Estado também nestas UTIs. Queremos que as 15 sejam reguladas pelo Estado e por enquanto não há nenhum aporte neste momento”, comentou.
O valor de ajuda solicitado por mês ao governo será de R$ 1,2 milhões. “Estamos atendendo com essas 15 o Estado inteiro”, pontuou.
Hospital Medrado
O novo Hospital Eduardo Medrado tem mais de 60 leitos disponíveis ao todo e o município precisa de ajuda para manter : “ainda temos espaço para montar mais 40 leitos”, disse ao sugerir um convênio para que o espaço seja utilizado e assim beneficiar pacientes do Estado todo.
“Não estamos fazendo política com isso mas sim cuidando da saúde, não tem opositor nem nada , o que vale é a vida”, pontuou.
Vários hospitais da cidade estão com UTIs começando a lotar e essa seria uma alternativa, explicou o gestor.
Segundo o prefeito, a vacinação está muito lenta e há necessidade da população contribuir.
Ele diz que se for necessário vai endurecer as medidas na cidade. “Não queremos prejudicar a economia mas se preciso teremos que endurecer”, disse.
“É necessário esforço de todos”, disse.