Ícone do site Gazeta do Cerrado

Prefeito de Figueirópolis questiona “exclusão” do município do novo traçado da Ferrovia de Integração Oeste Leste

Cidade de Figeirópolis/TO – Foto: Divulgação

 

Nesta segunda-feira, 13, o prefeito de Figueirópolis, José Fontoura (Republicanos), manifestou descontentamento com a proposta de mudança no traçado da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL). No vídeo, divulgado nas redes sociais, o gestor explica que a rota original da ferrovia vai até a cidade de Figueirópolis, enquanto que o novo trajeto exclui o município tocantinense.

Ocorre que, conforme o projeto original da Fiol, com aproximadamente 1527 km de extensão, a malha de ligação iria do futuro porto de Ilhéus (no litoral baiano) à Figueirópolis (no Tocantins), por onde passam os trilhos da Norte-Sul. Agora, o Governo avalia um novo traçado que prevê que o último trecho da ferrovia passe por Mara Rosa (GO), ao invés do município tocantinense, fazendo com isso uma ligação direta com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico).

 

Prefeito de Figueirópolis, José Fontoura – Foto: Divulgação

 

“Como é de conhecimento popular, nós temos uma grande expectativa em relação à FIOL, sabemos que a ferrovia vai atrair empresas e gerar emprego e renda por onde os seus trilhos passarem. Sendo fundamental para alavancarmos a economia do nosso município. Por causa disso, já entramos em contato com o nosso Governador Wanderlei Barbosa, que nos orientou a contatar também a bancada federal do Tocantins, através da coordenadora Senadora Dorinha, do Senador Eduardo Gomes e dos nossos deputados federais. Eles nos garantiram que vão se empenhar para que o nosso município e o estado do Tocantins não sofram essa perda”, destacou o chefe do executivo municipal, José Fontoura.

 

Entenda

 

Apesar da discussão, a decisão final aguarda o lançamento oficial do Plano Nacional de Ferrovias, que, no momento, depende do acordo de renovação das ferrovias Estrada de Ferro Carajás e da Estrada de Ferro Vitória a Minas, sob administração da Vale.

“Queremos colocar a população a par dessa situação e dizer que nós estamos atentos. Nos próximos dias, nós faremos uma reunião urgente com a Bancada Federal e vamos correr atrás de reverter essa situação”, finalizou o prefeito Fontoura.

Sair da versão mobile