Ícone do site Gazeta do Cerrado

Prefeitos de Consórcio do Sudeste do TO articulam investimentos para usina de asfalto e poços

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) recebeu nesta segunda-feira (08) prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal Vale Serra Dourada (Valecon) para discutir investimentos na região. Só em 2020, por meio de emendas, a parlamentar disse ter destinado mais de R$ 3,8 milhões de reais para o Valecon investir na implantação de poços artesianos na região.

“Assim como acontece no campo, onde os produtores rurais se reúnem em cooperativas e aumentam a produtividade, os municípios também saem ganhando quando montam um consórcio. Eles adquirem as máquinas por meio dos consórcios e compartilham entre eles, atendendo assim um maior número de pessoas e otimizando o dinheiro público”, destacou Kátia Abreu.

O foco dos consórcios é a manutenção e pavimentação asfáltica nos municípios, além de amenizar a falta de água, perfurando poços artesianos. Com o valor das emendas os consórcios podem comprar tanto usinas de asfalto quanto lama asfáltica, por exemplo. No caso da escassez de água podem tanto receber perfuratrizes como contratar empresas, através de convênios, para perfurar os poços artesianos.

De 2017 para cá, a senadora Kátia Abreu diz ter destinado mais de R$ 30 milhões de reais para os consórcios. Hoje o Tocantins conta com quatro consórcios: Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios do Centro Oeste do Tocantins (CMCO – Região Sul), Consórcio Delta do Tocantins (região de Pedro Afonso), Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Bico do papagaio (Coinbipa) e Consórcio Intermunicipal Vale Serra Dourada (Valecon – Região Sudeste).

Fonte: assessoria

Publicidade
Sair da versão mobile