Ícone do site Gazeta do Cerrado

Prefeitura de Goiatins aperta medidas de combate ao coronavírus

A Prefeitura de Goiatins decretou medidas mais rígidas para combater o coronavírus. A partir dessa quinta-feira, 14, é obrigatório o uso de máscaras em todos os ambientes, eventos, festas e cultos podem acontecer com limite de 100 pessoas e com distanciamentos de no mínimo 1,5 metros; bares, restaurantes e similares só podem funcionar até meia-noite e com 50% da capacidade máxima.

Veja as medidas tomadas pela gestão:

  • Obrigatório o uso de máscara em todos os ambientes públicos ou de livre acesso. A medida não será obrigatória apenas em residências ou onde uma única pessoa trabalhe.
  • Suspensão de eventos, festas, apresentações e confraternizações, entre outros, que excedam a quantidade de 100 pessoas. Todos devem usar máscara e os organizadores devem disponibilizar álcool 70%.
  • Cultos e missas podem ocorrer desde que cumpram as mesmas regras e ainda mantenham o distanciamento de 1,5 metros entre os fiéis.
  • Bares, conveniências, restaurantes, adegas e similares podem funcionar até meia-noite com lotação máxima de 50% da capacidade e distanciamento de dois metros entre mesas, que podem ser ocupadas por até quatro pessoas. Uso de máscaras e toucas é obrigatório aos funcionários. Clientes devem usar a proteção facial. O estabelecimento ainda deve fornecer álcool 70% e realizar limpeza de forma permanente.
  • Academias podem funcionar mediante agendamento dos alunos, sendo permitida a presença de 10 pessoas por horário.
  • Correios e agências bancárias só podem funcionar com 50% da capacidade de clientes, seguindo os demais protocolos de distanciamento e higienização.
  • Velórios não poderão ser realizados se o falecido tiver suspeita ou confirmação de Covid-19.

 

O decreto assinado pelo prefeito Manoel Natalino (AVANTE) não tem uma data de validade.Quem não obedecer as novas medidas pode ser punido com multa de R$ 100 ou R$ 200 (no caso de reincidentes), além de sanções administravas e criminais.

Conforme o IBGE, a cidade tem pouco mais de 13 mil habitantes, e desde a última segunda-feira, 11, registrou oito novos casos de Covid. No total, são 666 confirmações e seis mortes desde o início da pandemia.

Na região sudeste, Aurora do Tocantins fechou todos os atrativos turísticos pelas próximas semana. Também foram decretadas medidas em Paraíso do Tocantins, Gurupi e Nov Acordo.

Sair da versão mobile