Ícone do site Gazeta do Cerrado

Prefeitura de Pedro Afonso lança Planejamento Estratégico do Município

Prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, Presidente do TCE Severiano Costandrande e conselheiro do TCE Manoel Pires

A Prefeitura de Pedro Afonso apresentou e lançou oficialmente o Planejamento Estratégico do Município para os próximos cinco anos (2018-2022), durante solenidade ocorrida nesta sexta-feira, 03, no auditório da prefeitura. A ferramenta de gestão foi elaborada pela prefeitura em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Conselho Regional de Economia (Corecon), sendo na cerimônia apresentada às autoridades institucionais e políticas da cidade e região, além da sociedade civil pedroafonsina.

Além de definir missão, visão e valores do Município, o planejamento estratégico traz ainda 12 objetivos a serem atendidos em quatro eixos: sociedade; processos internos; aprendizado e crescimento e orçamento. Entre alguns das metas propostas estão a ampliação da infraestrutura e o saneamento básico em áreas prioritárias da cidade e a garantia da modernização tecnológica da gestão municipal. A missão de Pedro Afonso é promover políticas públicas que assegurem o desenvolvimento social, econômico e cultural de seus cidadãos.

Uma nova forma de governar

Prefeito discursa durante solenidade de lançamento do Planejamento Estratégico de Pedro Afonso

Em seu discurso, o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, afirmou que a data é memorável para o Município e marca uma nova forma de governar. “A ferramenta é de extrema importância para o desenvolvimento de Pedro Afonso, pois orientará nossas rotinas diárias de trabalho e estimulará nossos servidores a terem um olhar empreendedor, que busquem alternativas que otimizem os recursos públicos e os processos internos, para que com isso possamos entregar um bom atendimento ao cidadão”, disse. Mariano ressaltou que se debruçará com sua equipe em cada meta, em acompanhá-las, executá-las e mensurá-las.

Replicar a ação

O prefeito de Pedro Afonso também é presidente da Associação Tocantinense de Município (ATM) e garantiu ao presidente do TCE, conselheiro Severiano Costandrade a replicação da ação em outros municípios. “A ATM fomentará essa ideia em outros gestores municipais, para que possamos levar desenvolvimento em cada localidade”.

 O município do Centro-Norte é o segundo a elaborar a ferramenta de gestão, após Brejinho de Nazaré, cuja prefeita Myuki Hyashida esteve presente na solenidade para explanar sobre a experiência em seu Município. “É uma ferramenta que realmente faz a diferença, pois se dá a certeza do que foi executado, além de certificar e quantificar as ações”.

Elaboração

Para a elaboração do planejamento de Pedro Afonso, a prefeitura promoveu diversas audiências e reuniões com setores da sociedade e entre secretários, diretores e servidores municipais, tanto nas salas da prefeitura quanto na sede do TCE em Palmas. A confecção da ferramenta ocorreu de agosto a dezembro de 2018, quando se promoveu o diagnostico dos problemas a serem enfrentados e a identificação das principais potencialidades do Município. Por conter metas a longo prazo, o documento norteará inclusive as próximas gestões municipais.

Plano a seguir

Por fim, o presidente do Tribunal de Contas do Estado disse que planejar não é fácil, mas com o apoio da corte de Contas é possível identificar as características de cada Município e buscar a elaboração de objetivos. “A gente sente que a nossa sociedade necessita ter um plano, ter um norte a seguir. E o planejamento de Pedro Afonso garante esse rumo ao Município, e ao Estado do Tocantins. Que façamos políticas públicas que atendam as reais necessidades dos munícipes, um leque de serviços do que realmente se precisa. O planejamento é uma carta de compromisso com a sociedade” finaliza.

Na solenidade, o Tribunal de Contas do Estado fez a entrega oficial do Planejamento Estratégico de Pedro Afonso aos prefeitos presentes, secretários, servidores e sociedade pedroafonsina.

fonte: Imprensa ATM

O Plano Estratégico  pode ser um divisor de águas para o município

Educação de excelência com a qualificação de todos os professores e a garantia de 100% de cobertura da atenção básica de saúde estão entre as 49 metas do Plano Estratégico do município de Pedro Afonso, lançado para a comunidade, na manhã desta sexta-feira, 3.

O documento, elaborado pela prefeitura, em parceria com o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) e apoio do Conselho Regional de Economia (Corecon), prevê ações de avanço em todos os setores, programadas para serem cumpridas pela gestão municipal até o ano de 2022.

Durante o evento, sediado no auditório da prefeitura de Pedro Afonso, a assessora especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional do TCE/TO, Márcia Gonçalves, apresentou o mapa estratégico do município, com 12 objetivos.

De acordo com o secretário de Planejamento e Modernização da Gestão de Pedro Afonso, Fernando Moraes, o Plano representa um divisor de águas para a cidade de 15 mil habitantes banhada pelo rio Tocantins e também pelo rio Sono. “Em um cenário onde os recursos públicos minguam e as demandas aumentam, atuar de forma planejada e estratégica é essencial para atender os anseios da comunidade”, pontuou.

Comunidade participativa

O encontro contou com a presença expressiva dos moradores. “Quando divulgaram o lançamento fiz questão de participar. O que eu mais gostei foi saber que meu sonho da casa própria poderá ser realizado, já que estão previstos projetos para a habitação”, declarou a vendedora Maria Luiza Pacheco.

Para o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Soares Mariano, é um momento de alegria testemunhar a participação atuante da sociedade pedroafonsina nessa data memorável. “A construção do nosso plano veio a partir da demanda da própria comunidade. Estamos inaugurando uma nova forma de governar”, frisou o prefeito.

Jaime Mariano agradeceu o apoio do TCE na elaboração do projeto. “Para nós, é motivo de muita satisfação ter feito esse planejamento estratégico em parceria com o Tribunal de Contas”.

O presidente do TCE, conselheiro Severiano Costandrade, destacou que a elaboração do Plano Estratégico de Pedro Afonso foi iniciada há 9 meses, sob a coordenação da Primeira Relatoria do Tribunal, na qual era o relator responsável. “Todo o trabalho desenvolvido, desde a primeira reunião até a aprovação do plano foi imprescindível e desafiador. Mas, hoje, 3 de maio, é um momento importante. Hora de arregaçarmos as mangas e colocarmos em prática todas as ações planejadas em benefício da população de Pedro Afonso”, pontuou o presidente.

Severiano Costandrade ainda ponderou da intenção de estender a ideia para os demais municípios tocantinenses.

Conselheiro Manoel Pires dos Santos relembrou que na gestão em que esteve à frente da presidência da Corte de Contas, em 2017, ocorreu de forma pioneira a implantação do Plano Estratégico no município de Brejinho de Nazaré, elaborado pela prefeitura em parceria com a Terceira Relatoria do Tribunal. “Fazemos um apelo aos gestores da necessidade de administrar com estratégia”.

A prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida, falou para os presentes da experiência inovadora. “Temos que deixar um legado, um feito, para quem acreditou na gente e o planejamento é a ferramenta certa”.

Inspiração

Prefeitos de outros municípios do Estado também prestigiaram o evento. “Planejamento, nos dias atuais, é a única ferramenta para se conseguir fazer algo relevante para os cidadãos”, disse o prefeito de Novo Acordo, Elson Nino.  “Temos que nos inspirar em boas iniciativas. Valeu estar aqui”, concluiu.

 Confira, abaixo, algumas metas do Plano:

SAÚDE

– Garantir 100% de cobertura da atenção básica e saúde bucal

– Reduzir anualmente 40% da mortalidade infantil da população menor de 1 ano

– Implantar 100% das atividades da Política Nacional de Saúde Mental, Alcoolismo e outras drogas

 

EDUCAÇÃO

– Elevar a média do IDEB do município de 6.1 para 7.0

– Capacitar 100% dos professores e equipe técnica

– Ampliar em 15% o número de alunos na sala de aula

 

INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO BÁSICO

– Atender 100% da zona urbana e povoados com redes de água

– Construir 100 casas populares

– Reestruturar 70% das estradas vicinais

Fonte: TCE

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Sair da versão mobile