Ícone do site Gazeta do Cerrado

Prejuízos no norte do TO: Chuvas alagam fazenda e lama toma conta de plantações

Palntação ficou tomada por lama - Reprodução G1 Tocantins

As chuvas estão causando vários prejuízos para a população no norte do Tocantins. O córrego Grotão transbodou e deixou uma fazenda totalmente alagada próximo de Brasilândia. Moradores relataram que a correnteza chegou a carregar bois.

Segundo os moradores, a chuva começou ainda durante a madrugada desta quarta-feira, 10 e durou todo o dia. A estudante Luzia Correa da Cunha, irmã do proprietário da fazenda disse que plantações de milho ficaram cheias de lama.

“Arrastou animais. Duas novilhas ficaram rodando na água. Tem uma que está até agora desaparecida e não sei se vai ser encontrada viva ou morta”, disse.

Luzia disse ainda que a água entrou na casa de ficou na altura da cintura dos moradores da fazenda. “Nunca vi uma enchente daquela. Ele [irmão] foi socorrer os porcos, mas foi tão rápido que não deu tempo de retirar as coisas”.

Também na mesma região, o rio Freio está acima do nível na BR-153 e moradores temem outros alagamentos.

Publicidade

Em Araguanã, nove famílias precisaram ser retiradas das próprias casas após a água invadir o local. O rio Lontra subiu cerca de 8 metros. Segundo a Defesa Civil da cidade, cerca de 25 famílias estão em área de risco.

Já entre Presidente Kennedy e Brasilândia, o córrego Maribondo transbordou na BR-153 e a pista ficou parcialmente interditada.

Sair da versão mobile