Ícone do site Gazeta do Cerrado

Presidente da Acipa celebra retomada gradual do comércio dia 8, mas diz não ter tido o mínimo respeito institucional da prefeitura

Equipe Gazeta do Cerrado

O presidente da Acipa, Joseph Madeira gravou um vídeo no qual comenta a retomada do comércio em Palmas a partir do dia oito deste mês.

Como presidente da Acipa estou muito otimista com a medida que estabeleceu o plano de abertura para o comércio, após os mais de 70 dias desde o primeiro decreto. O plano prevê a aplicação da primeira etapa no dia 08 de junho, e a segunda no dia 15. Celebramos o feito e seguimos pleiteando a inclusão dos demais setores sempre de acordo com as determinações dos órgãos de saúde. Vamos juntos!”, pontuou.

Ele elogia a abertura de diálogo por parte do Estado, destaca as audiências com o governador Mauro Carlesse e secretários do governo porém chega a dizer que não teve “o mínimo de respeito institucional” por parte da prefeita Cínthia Ribeiro. “Isso não nos intimidou”, disse.

Joseph diz que a Associação sempre buscou a alternativa de sobrevivência das empresas através de uma flexibilização responsável e para isso fez várias solicitações por ofício.

Ele lembrou a decisão que a Acipa conseguiu na justiça que derrubou o decreto da lei seca sob a alegação da falta de base científica.

“Queremos reiterar o compromisso de continuar cumprindo os protocolos dos órgãos de saúde pois temos a plena consciência que a saúde e a vida são nossos bens maiores.

A retomada

A prefeita Cinthia Ribeira anunciou na manhã desta sexta-feira, 29, o Plano Estratégico de Reabertura Econômica de forma gradual e com protocolos específicos de segurança para cada  setor do comércio e serviços na cidade de Palmas. A gestora destacou que a flexibilização do comércio iniciou ainda em abril com a autorização de alguns segmentos, e que essas novas etapas vão exigir protocolos mais rígidos de segurança específico para cada setor.

A partir de 08 de junho, a fase ‘A’ do programa prevê a abertura do comércio varejista, concessionárias, lojas de departamento, praças e parques, respeitando os protocolos, higienização local, disponibilidade de dispensers para álcool em gel, uso de máscaras e o distanciamento mínimo de 1,5 metros. Para o dia 15 de junho, a fase ‘B’ compreende a reabertura dos shoppings, com exceção dos entretenimentos, como cinema e praça de alimentação, que ainda não tem previsão de reabertura, por requerer um protocolo ainda mais rigoroso; abertura de restaurantes, academias, escolas de natação e esportes.

As datas foram estabelecidas com embasamento técnico de estudos realizados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), amparado pelo cenário epidemiológico da Capital. “E estamos dando esse prazo, para que as empresas tomem as   medidas sanitárias e possam treinar suas equipes para esse novo formato de atendimento. Mas se observarmos que esse movimento possa comprometer os nossos leitos e  respiradores, poderemos recuar e apresentar uma nova data”, completou  a prefeita.

Ela destacou que o momento não é de dar um passo maior sem segurança. “Não cederemos ao capricho de pessoas que não compreendem esse momento, pois não vamos sair da quarentena, não vamos abandonar as regras de segurança, uma vez que não podemos negar que este vírus existe, não podemos negar o enfrentamentos que ainda precisamos tomar”.

Sair da versão mobile