Ícone do site Gazeta do Cerrado

Presídio de Palmas confirma os primeiros casos de Covid entre detentos

Segundo secretaria, detentos ficaram em isolamento por 15 dias numa cela específica

Dois detentos da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP) foram diagnosticado com a Covid-19. As informações são da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju),

O órgão disse ainda que os reeducandos entraram na unidade prisional ainda no dia 29 de junho e cumpriram a quarentena numa cela específica  para novos presos, onde ficaram em isolamento por 15 dias.

Veja a nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, informa que foram confirmados os primeiros casos de Covid-19 em duas pessoas privadas de liberdade custodiadas na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP Palmas). Os reeducandos contaminados ingressaram na unidade prisional no dia 29 de junho e estavam em quarentena numa cela específica para novos presos, onde ficaram por 15 dias. Como protocolo de rotina, outras 11 pessoas que estavam na cela em quarentena foram testadas e somente as duas testaram positivo, sendo imediatamente encaminhadas para isolamento total. A equipe técnica de saúde da unidade informou que o quadro dos dois reeducandos está estável e ambos apresentaram os sintomas leves da doença.

As ações de prevenção a transmissão do novo coronavírus na CPP Palmas continuam sendo realizadas, como por exemplo a desinfecção diária nos pavilhões e nas áreas comuns da unidade; a entrega de máscaras para colaboradores e servidores; a disponibilização de álcool em gel em pontos estratégicos; a ampliação dos horários de funcionamento do refeitório a fim de evitar aglomerações; as alterações do espaço físico do refeitório como medida de distanciamento; e a limpeza e desinfecção de mesas, computadores e maçanetas. Ainda como medida de prevenção, a equipe de enfermagem está de plantão para avaliação de sintomas e aferição de temperatura de todo o público que adentra a unidade. Além disso o cardápio de alimentação das pessoas privadas de liberdade, dos servidores e colaboradores foi enriquecido de vitamina C.

Ainda como forma de enfrentamento à proliferação da Covid-19, foram suspensas visitas de familiares, visitações de representantes religiosos, aulas presenciais e entrega de alimentos pela família. O atendimento de defensores públicos e advogados estão sendo realizados através do uso de tecnologia, como ligações telefônicas ou videoconferência. Também foram suspensas as audiências presenciais, sendo feitas de forma virtual, assim como movimentação de presos para outras unidades prisionais do estado ou da federação.

Publicidade

A Seciju também ressalta que graças aos procedimentos de prevenção à Covid-19 adotados na unidade, não há nenhum caso confirmado da doença entre a população carcerária dos pavilhões da CPP da capital.

Operação Lockdown

A CPP de Palmas estava apta a receber novos presos pela Operação Lockdown que visa limitar o recebimento de ingressos às unidades prisionais durante a Pandemia da Covid-19 e assim evitar a disseminação do novo coronavírus entre servidores e pessoas privadas de liberdade. No entanto, devido aos primeiros casos positivos, a CPP de Palmas deixará de receber novos presos até a próxima sexta-feira, dia 17. Os integrantes do Sistema de Justiça estão cientes da ação, e os novos ingressos ao Sistema Penitenciário, apreendidos na capital, serão encaminhados à unidade prisional de Miracema.

Sair da versão mobile