Ícone do site Gazeta do Cerrado

Presos ficam feridos em início de motim no presídio Luz do Amanhã em Cariri do Tocantins

Divulgação

Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Dois presos ficaram feridos em um início de motim no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri do Tocantins, região sul do Estado. De acordo com as informações da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), os reeducandos começaram uma briga no pavilhão 3, onde agentes tiveram de intervir para que algo pior não acontecesse.

Alguns presos relataram que agentes teriam jogado bombas de gás e atirado com arma letal dentro do pavilhão. A Seciju respondeu em nota que foi preciso a entrada de alguns agentes para que fosse contida uma tentativa de fuga em massa de presos e negou as possíveis agressões.

A Defensoria Pública do Estado (DPE), recebeu as denúncias de possíveis maus tratos durante a ação dos agentes e disse através de nota que por meio do Núcleo de Assistência e Defesa do Preso (Nadep), “irá oficiar a direção do presídio de Cariri a fim de obter informações sobre o ocorrido ontem, 27, e tomará providências para resguardar a integridade física e a saúde dos reeducandos. O Nadep requisitará, ainda, a abertura de procedimento administrativo para apurar eventuais excessos que possam ter ocorrido, conforme informações que  chegaram extraoficialmente ao conhecimento da Instituição”, informou ao Gazeta do Cerrado.

A Seciju por fim informou que os presos feridos, foram encaminhados para o Hospital Regional de Gurupi onde foram atendidos. Depois, foram levados para a Delegacia onde prestaram depoimentos.

Confira a nota de Seciju na íntegra

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Sistema Penitenciário, informa que dois reeducandos iniciaram uma briga corporal no Pavilhão 3 do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri do Tocantins, na tarde do dia 27 de março. Os agentes interviram a tempo e foram tomadas medidas de segurança para resguardá-los.

Os reeducandos foram encaminhados para o Hospital Regional de Gurupi. Depois foram para a Delegacia prestar esclarecimentos e, internamente, foi instaurado um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as reais circunstâncias.

A Seciju informa AINDA que os agentes do CRSLA adentraram no pavilhão para evitar uma tentativa de fuga dos presos e manter a ordem no local. Os presos feridos passam bem. Também já estão de volta à unidade.

Sair da versão mobile