A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, no fim da tarde de ontem (28), caminhão adulterado que transportava madeira sem documento fiscal ou ambiental. Ademais, também foram encontrados no interior do veículo 90 comprimidos de anfetamina.
A ocorrência foi registrada na tarde desta quinta-feira, 29, no km 362 da BR-153, município de Fortaleza do Tabocão/TO. Na oportunidade, o caminhão estava estacionado no pátio do Posto Tabocão aguardando abastecimento, quando, durante ronda, a equipe checou o veículo e constatou que ele não poderia estar circulando, pois encontra-se retido no pátio da PRF de Uberlândia/MG.
Em razão disto, a equipe realizou uma fiscalização minuciosa no caminhão e identificou que a placa instalada no caminhão não condizia com os demais elementos identificadores nele registrados, e que na verdade, são de um terceiro veículo com restrição judicial. Vale destacar que o condutor não estava no veículo no momento abordagem, sendo que assim que visualizou a presença da PRF, fugiu do local.
Informados da fuga do condutor, os agentes então promoveram uma fiscalização mais detalhada no veículo, quando encontraram no interior da cabine 90 (noventa) unidades de anfetamina, conhecido como “rebite”.
Quando fiscalizavam os semirreboques, sentiram forte odor característico de madeira, e após desenlonar, constaram grande quantidade de matéria sendo transportada, no entanto, nenhum documento florestal ou fiscal foi encontrado no interior do veículo.
Tendo em vista os ilícitos e a fuga do condutor, já por volta das 23h30, o serviço de guincho foi acionado e o conjunto levado para o pátio da Unidade Operacional da PRF em Guaraí.
Durante o procedimento, um advogado ligou na UOP de Guaraí alegando ser representante do motorista evadido, e que o apresentaria ao amanhecer às autoridades. Ressalta-se que o condutor infrator já possui vários outros procedimentos criminais pelo ilícito de transporte irregular de madeira, inclusive, em uma delas, em situação idêntica à narrada.
A Polícia Militar Ambiental de Pedro Afonso foi acionada, os semirreboques com a carga de madeira continuaram na UOP em Guaraí/TO aguardando procedimentos do órgão. A ocorrência, o entorpecente e o cavalo-trato foram encaminhados para Polícia Civil em Guaraí/TO, para continuidade dos procedimentos legais.
Diante das informações obtidas foram constatados, a princípio, os seguintes delitos: Adulteração de sinal identificador de veículo automotor; Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida; e Tráfico de drogas.
fonte: Assessoria PRF