Ícone do site Gazeta do Cerrado

Primeira capital do Tocantins, Miracema chega aos 71 anos neste domingo com mistério sem resposta

O município de Miracema do Tocantins, na região central do Tocantins, completa 71 anos neste domingo (25). Para comemorar a data, programações esportivas e culturais animam os moradores da cidade. As festividades começaram nesta sexta-feira (23) e vão até o próximo final de semana. Veja a programação abaixo.
A cidade, que foi a primeira capital do Tocantins, é conhecida por ter pontos turísticos como praias tranquilas e um dos maiores carnavais fora de época do estado.
As comemorações iniciaram na sexta-feira (23), com o lançamento da construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Setor Universitário, inauguração da garagem para os veículos da Saúde e entrega de uma ambulância nova. Além disso, houve a entrega da revitalização da Praça Diogo Jardim.
No sábado (24) os moradores participaram de carreata evangélica e shows cristãos.
Programação de domingo (25)
Alvorada/Nascer do sol – 5h (Prefeitura)
Ato cívico com alunos das escolas municipais e banda da PM – 7h (Prefeitura)
Copa Tocantins de Ciclismo – 8h (Avenida Tocantins)
Treino livre e tomada de tempo do GP Miracema de Velocidade na Terra
Início da corrida – 15h
Programação de sábado (31)
Treino da copa Miracema de motocross (Pista do setor Mustafá Mucar)
Programação de domingo (2)
Corrida oficial da Copa Miracema de Motocross (Pista do setor Mustafá Mucar)

Mistério

Miracema chega na idade nova com um grande mistério político: o assassinato do ex-prefeito Moisés da Sercon que morreu no exercício do cargo. Quase um ano depois a polícia não descobriu as circunstâncias e motivação deste crime que chocou o Estado.

Conheça a história de Miracema:

Em tempos passados, a região foi habitada pelos índios xerentes.[7] No início do século XX, os garimpos atraíram migrantes para o então Norte de Goiás, estimulando, também, a exploração da cana-de-açúcar e a navegação fluvial. A região foi denominada Xerente e Bela Vista. Em 1948, o distrito foi desmembrado de Araguacema, com a denominação de Miracema do Norte.

Em 1988, com o desmembramento do Estado de Goiás originando o Tocantins, Miracema do Norte, hoje Miracema do Tocantins, foi escolhida para sediar a capital provisória do Estado, por ato do presidente da República. Permaneceu nesta condição no período de 1 de janeiro de 1989 até 31 de dezembro do mesmo ano, quando foi instalada, em Palmas, a capital estadual definitiva.

Sair da versão mobile