Ícone do site Gazeta do Cerrado

Primeira-dama Karynne Sotero leva Caravana da Alegria para comunidade de quebradeiras de coco

Projeto itinerante percorreu três comunidades no Bico do Papagaio, com uma programação que envolveu mais de mil crianças

 

Projeto itinerante percorreu comunidades com uma programação que envolveu mais de mil crianças

 

Localizado em meio à bela paisagem que marca a transição entre a Floresta Amazônica e o Cerrado tocantinense, o povoado Pequizeiro, em Axixá, na região do Bico do Papagaio, recebeu nesta quinta-feira, 10, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero e a Caravana da Alegria. O projeto é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), e visa promover atividades que cuidam e celebram a infância.

 

A Caravana fez sua última parada no extremo norte do estado, como parte da programação em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado nacionalmente em 12 de outubro. O povoado de Pequizeiro, composto por quebradeiras de coco babaçu que sustentam suas famílias com o extrativismo, foi uma das três comunidades atendidas. Participaram, também, crianças das comunidades Lagoa de São Salvador, Bom Jesus, Grotão e Santa Bárbara.

 

Primeira-dama Karynne Sotero destacou a alegria de proporcionar ações que transformam a vida das famílias de Pequizeiro

 

A primeira-dama Karynne Sotero destacou o papel exemplar das mulheres do povoado, reforçando seu compromisso com as famílias da região. “Essa comunidade ganhou meu coração. Proporcionar essa ação me traz uma enorme alegria, porque, no fim das contas, o maior presente é ver a felicidade das famílias de Pequizeiro. Todo o projeto foi pensado em vocês, com muito carinho”, afirmou a primeira-dama Karynne.

 

Programação em Pequizeiro

 

Crianças de várias comunidades de quebradeiras de coco da região participaram da programação

 

Uma manhã com muita diversão e alegria, na qual as crianças puderam participar de brincadeiras educativas, com o palhaço Pimpolho e a tia Iva, além de aproveitarem as demais atividades que estavam sendo realizadas no local. A estrutura com palco; piscina de bolinhas; cama elástica; parquinho inflável; brinquedoteca; além do espaço de lanche e de pintura facial, foi montada no campo de futebol do povoado.

 

Maria Divina da Silva Carvalho emocionou-se ao agradecer pela iniciativa

 

A líder da comunidade, Maria Divina da Silva Carvalho, agradeceu a primeira-dama pela iniciativa, destacando como a comunidade ganha com esse tipo de projeto. “Estou muito feliz e honrada com essa ação. Nunca tivemos algo assim. Eu me sinto nas nuvens ao ver a felicidade das nossas crianças. A primeira-dama está de parabéns, agradecemos a ela e ao governador Wanderlei Barbosa”, expressou muito emocionada.

 

Entre os atrativos destacou-se o robô Bumblebee, com estrutura realista de quase 3 metros de altura, chamando a atenção de toda a comunidade. Assim como nas outras edições da programação, todas as crianças receberam presentes no final do evento.

 

Taira Araújo, de 10 anos, foi só sorrisos ao receber sua boneca

 

Uma das crianças que aproveitaram a festa, Taira Araujo, de 10 anos, está só alegria com a boneca que ganhou. “Eu gostei de tudo, mas não sabia que ia ganhar presente, gostei mais ainda”, revelou.

 

Trabalho com as quebradeiras de coco

 

Em junho, a primeira-dama visitou o povoado para conhecer de perto a realidade das quebradeiras de coco, mulheres que lideram suas famílias e sustentam a comunidade com a atividade extrativista. Durante a visita, Karynne Sotero teve a oportunidade de vivenciar o manejo do babaçu, participando de todo o processo de produção, que reaproveita o coco babaçu de diversas maneiras.

 

A experiência motivou ações concretas em benefício da comunidade. Como parte da programação da Caravana, a primeira-dama doou uma máquina forrageira para a extração do óleo da castanha, essencial na produção do azeite de coco, um dos produtos mais populares do babaçu.

 

Antes da doação, as quebradeiras precisavam percorrer longas distâncias para usar uma máquina emprestada. Com o novo equipamento, a comunidade poderá aumentar a produção, melhorar a renda local e realizar a atividade com mais conforto e eficiência.

 

Naiane Pereira não escondeu a felicidade com a nova máquina forrageira

 

A quebradeira de coco Naiane Pereira expressou a alegria e gratidão da comunidade com a nova máquina. “Esse foi um sonho da comunidade. Antes, andávamos um quilômetro para moer o coco e pagamos R$ 10,00 por lata. Agora, só de saber que temos nossa própria máquina e podemos usá-la à vontade para produzir nosso azeite, a alegria é imensa. Quero agradecer à primeira-dama, ao governador, que Deus abençoe vocês sempre”, comemorou emocionada.

 

Emocionada com o apoio da primeira-dama, Daiara Santos Carvalho celebra sonho realizado

 

A mesma gratidão compartilhada pela Daiara Santos Carvalho, que tira da atividade extrativista o sustento familiar. “Pra nós é um sonho realizado, pois nunca aconteceu isso na nossa comunidade. Não tenho palavras para dizer o quão estou grata”, comentou.

 

A primeira-dama agradeceu o carinho dos moradores e parabenizou todas as mulheres, destacando também a importância da liderança local. “Quero parabenizar a líder comunitária Divina. Sei que não é fácil ser líder e mulher, mas eu sei que você consegue. Saiba que tem em mim uma parceira para o que precisar”, afirmou Karynne Sotero.

 

Caravana da Alegria

 

Uma manhã repleta de diversão para as famílias e crianças da comunidade, com atividades, brincadeiras e muita animação

 

A Caravana da Alegria é um projeto itinerante que visa dar visibilidade à causa infantojuvenil, promovendo a dignidade das crianças por meio de atividades lúdicas e educativas. A iniciativa leva brincadeiras, oficinas de contação de histórias e outras ações recreativas para comunidades em diversas cidades do Tocantins, com foco em promover a inclusão e o bem-estar infantil.

 

Durante a semana alusiva ao Dia das Crianças, a Caravana passou por comunidades da região do Bico do Papagaio, como a Comunidade Quilombola Carrapiché, em Esperantina, o Assentamento Novo Recomeço, nas proximidades de Buriti e Esperantina, e o povoado Pequizeiro, em Axixá. Ao longo desses dias, mais de mil crianças foram beneficiadas pelas atividades, trazendo alegria e diversão para as comunidades.

 

Parcerias

 

Foram parceiras durante as ações da Caravana da Alegria, instituições como Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), a Secretaria de Comunicação (Secom), a Secretaria Executiva da Governadoria (Segov), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além da Energisa e do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).

 

Quebradeiras de coco em Axixá

 

Quebradeiras de coco comemoram conquista

 

As mulheres que desenvolvem essa atividade em Axixá, se organizam em torno da coleta do babaçu e lutam, sobretudo, pelo direito à terra e ao livre acesso aos babaçuais. O conhecimento sobre o manejo dessas palmeiras é transmitido de geração em geração.

 

As quebradeiras de coco de Axixá participam do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), organização que atua nos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, promovendo atividades extrativistas e de formação política e social, contando com parcerias como o Sistema de Vínculos Solidários (SVS). As quebradeiras colhem o coco babaçu de forma sustentável e transformam-no em diversos produtos, como azeite, farinha, biojoias e artesanato, aproveitando completamente a matéria-prima.

 

Na comunidade Pequizeiro, as quebradeiras de coco estão organizadas em associação, com mais de 40 mulheres envolvidas direta e indiretamente na produção. A comunidade é a maior cadastrada no SVS e possui casas de produção para fabricar azeite e mesocarpo, com o apoio contínuo do MIQCB e outras organizações locais. A atuação do movimento fortalece a economia local e a preservação cultural das comunidades envolvidas.

 

Crédito fotos: Loise Maria/Governo do Tocantins

Sair da versão mobile