Ícone do site Gazeta do Cerrado

Primeira produção audiovisual do gênero Ação do Tocantins inicia gravações na Capital

Perseguição, crime, fuga, adrenalina e muita ação. Alguns ambientes em Palmas ganharam uma movimentação diferenciada, desde o último domingo, 30, quando foram iniciadas as gravações da série Fuga. A produção audiovisual é a primeira do Tocantins no gênero Ação, uma realização da empresas Vanguarda Audiovisual e SuperOito Filmes que, respectivamente, assinam a produção e co-produção.

A série é uma iniciativa do produtor Roberto Giovannetti e envolve cerca de 30 profissionais, todos do Tocantins, gerando emprego direto ao longo de quase um semestre de pré-produção, produção e pós-produção. Dividida em cinco atos, a produção audiovisual conta a trajetória de um grupo de criminosos em uma noite fatídica, onde o que seria um assalto tranquilo, se transforma um banho de sangue pela cidade, com surpresas, traições e reviravoltas.

De acordo com o Giovannetti, a proposta foi a de fugir do tradicional. “O cinema regional, seja ele tocantinense ou gaúcho, sempre reconheceu os esforços que se relacionavam de forma mais íntima com o seu ambiente, tentando, muitas vezes, traduzir um espírito local, com costumes, falas e tradições. Isso é de imensa importância, mas coloca em cheque outras possibilidades cinematográficas quando falamos de cinema de gênero. Comédias e dramas servem bem ao fator regionalismo, mas nem sempre é comum ver obras de ação, suspense ou terror nas produções locais”, justifica.

A direção-geral e o roteiro de Fuga são assinados pelo cineasta André Araújo. Segundo ele, a ideia surgiu quando um grupo de amigos decidiu por um modelo de produção que impõe severas dificuldades, mas também permite grandes vôos de inventividade. “Foi um desafio, desde a concepção da ideia até colocarmos ela em prática, pois produzir Ação é muito difícil por envolver muitos efeitos, muitos detalhes na locação e organização da equipe e set de forma geral. Mas estamos dispostos a ousar e romper limites”, adianta o diretor.

Publicidade

A direção de elenco é do ator Piettro Lamonier, que é também assistente de direção do projeto. Ele está responsável pela preparação de todo o elenco de protagonistas e secundários, formado pelos atores Brian Castro, Fábio Brancco, Gabriel Dias, João Lino Cavalcante, Lucas Mennezes e Ted Brum.

A primeira locação foi a avenida do aeroporto de Palmas, na madrugada de domingo, 30. As gravações seguem até o próximo domingo, 6, sendo todas as locações na Capital, em ambientes como chácaras, ruas e avenidas, escritórios e apartamentos.

Projeto
O projeto “Fuga” foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins – na categoria: Audiovisual–, promovido pelo Governo do Tocantins, Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Fundo Nacional de Cultura.

Ficha Técnica
Direção-geral e Roteiro – André Araújo
Direção de Fotografia, Edição e Operação de Câmera – Roberto Giovannetti
Direção de elenco e assistente de direção – Piettro Lamonier
Administração – Gabriela Carlin
Produção executiva – Cinthia Abreu
Direção de Arte e Figurinos – Felipe Carvalho Ribeiro
Produção – Leandro Teodoro
Sound Design e Mixagem – Fred Garibalde
Efeitos Visuais – Luís Henrique
Operador de Drone – Adriano Kraemer
Logger – Isabela De Muzio Gripp Bona
Gaffer – Nicolas Ferreira de Castro
Contra-Regra e Assistente de Set – Eziel Cabral
Maquiadora – Isabela Bernardes

Crédito das fotos: Vanguarda Audiovisual/ Divulgação

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile