Ícone do site Gazeta do Cerrado

Primeiro avião da FAB decola para retirar brasileiros de Israel; Tocantinenses vão embarcar no aeroporto de Ben-Gurion

Primeiro avião da FAB decola para buscar brasileiros em Israel - Foto - Divulgação

Primeiro avião da FAB decola para buscar brasileiros em Israel - Foto - Divulgação

O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que será utilizado para repatriar brasileiros de Israel decolou na noite deste domingo (8/10). A aeronave militar KC-30 saiu de Natal (RN) às 18h05, em um voo com duração prevista de nove horas até Roma, na Itália.
De lá, a equipe da FAB aguardará a ordem para continuar o trajeto até Israel. O avião comporta 230 passageiros, e a lista de brasileiros que voltará a bordo do KC-30 está sendo montada.
“Na missão, estarão disponíveis ainda outro KC-30, dois KC-390 e dois VC-2, totalizando seis aeronaves”, informou a FAB. A operação ocorre em parceria com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.
Tocantinenses 

Pastor Bueno Júnior aguarda para ser repatriado – Foto – Divulgação

Os cerca de 17 tocantinenses que estão por lá seguem na expectativa para o retorno.
“Recebi uma ligação do diplomata Daniel informando que amanhã ás 10h da manhã o ônibus contratado pela embaixada nos pega aqui em Jerusalém e vamos ao aeroporto e ás 17 horas o avião da FAB decola com os brasileiros”, informou o líder da caravana Bueno Junior á Gazeta na manhã de hoje em entrevista exclusiva.
Eles aguardam há dias e após articulação do senador Eduardo Gomes junto á Embaixada já tem garantia de retorno.
Leia também – EXCLUSIVO GAZETA: A aflição dos tocantinenses que lutam para voltar para casa em meio a conflito internacional: “nós apelamos para a Emirates” | Gazeta do Cerrado
Aviões
O governo brasileiro prepara seis aviões para resgatar brasileiros que estão na zona de conflito entre Israel e o grupo islâmico armado Hamas. Médicos e psicólogos estarão nessas aeronaves para auxiliar na repatriação dos brasileiros.
Também existe uma expectativa de normalização do funcionamento do aeroporto Ben-Gurion, o principal de Israel. Assim, os brasileiros poderiam sair do país também por voos comerciais.
(Com informações do Metrópoles)
Sair da versão mobile