Ícone do site Gazeta do Cerrado

Principal produto de exportação do TO, soja deve ter queda na produção

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nessa segunda-feira, 12, uma estimativa da produção brasileira na safra 2020/2021 e apontou que o Tocantins deve apresentar queda no volume de soja colhida nos próximos meses. O Tocantins deve ser o único estado da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) a sofrer redução da produção. O Matopiba é considerado a última fronteira agrícola do país.

O produto é a commodity mais importante do estado e o principal grão vendido pelos agricultores tocantinenses no exterior.

Segundo o Instituto, a queda para esta safra deste ano deve ser de 6,3% em relação a anterior. Mesmo assim, a nível nacional a expectativa é de safra recorde, com mais de 133 milhões de toneladas.

A estimativa apresenta que também é esperada uma queda na produção de milho, mas menor, em no máximo 5%. A redução se aplica tanto para o milho 1º como o 2ª safra. O IBGE aponta os fatores climáticos como os principais entraves para a produção desta safra.

O levantamento de safras do IBGE é realizado mensalmente, com as projeções sendo atualizadas conforme a safra vai evoluindo. O próximo boletim está previsto para o começo de agosto.

Sair da versão mobile