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Problemas e falta de atendimento do Plansaúde em Gurupi e na Capital revoltam servidores; Governo se manifesta

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Usuários do PlanSaúde estão reclamando da falta de atendimentos e outros problemas ao tentarem fazer algum procedimento em que precisem utilizar o plano de saúde do Estado. Em Gurupi, um morador que preferiu não se identificar, disse que os servidores estão precisando vir até Palmas para realizarem atendimentos.

“Há menos de 30 dias fizemos uma manifestação e deu uma repercussão e ficou bem nítida a insatistação dos usuários. Na época, a Secad enviou uma nota dizendo que ampliaria e faria melhoras no atendimento aqui em Gurupi, mas fomos pegos de suspresa nesta terça-feira, 12, por pessoas que alegaram que procuraram atendimento e nenhum estava sendo feito no Hospital São Francisco, que é único que atende pelo plano aqui na cidade”, disse à Gazeta.

Segundo o morador de Gurupi, quando o hospital fazia os atendimentos, se chegasse alguém precisando de atendimento e o médico não atendesse pelo plano, o usuário tinha que pagar.

“Tínhamos apenas um hospital atendendo pelo PlanSaúde e não eram todos os médicos da unidade que estavam atendendo. O hospital falava que atendia urgência e emergência as pessoas iam lá e não tinham e não conseguiam fazer nada, se o médico que estivesse ali no momento e não atendesse pelo plano, tinha que pagar do bolso pra poder se internar ou fazer algum procedimento”.

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Já em Palmas a reclamação é sobre a perícia e marcação de consultas e exames. Outro usuário que támbém não quis se identificar disse que para marcar um exame está levando 5 dias úteis.

“Só pra pegar a autorização demora 5 dias e isso acontecia na hora. Quem precisa também passar por perícia médica, o médico atende apenas 9 pessoas por dia”.

Apesar do relato do usuário, a Secretaria de Administração disse em nota que 20 atendimentos de perícias são feitos por dia. (Veja a nota na íntegra no final da matéria).

O usuário disse também que uma senhora que estava visivelmente doente teve a perícia marcada só para o dia 27  “e hoje ainda é dia 13”, disse.

A Secretaria de Administração do Estado (Secad) foi procurada pela Gazeta do Cerrado e informou que o atendimento do PlanSaúde em Gurupi está sendo regularizado e que já entrou em contato com o Hospital São Francisco para alinhar a questão e o pagamento.

Sobre o atendimento em Palmas, a Secad informou que  em relação ao prazo para as autorizações, informamos que elas são imediatas para exames de laboratório, com algumas exceções que demoram, no máximo, até três dias úteis.

Confira a nota na integra:

A Secretaria da Administração (Secad) informa que o atendimento do Plansaúde na cidade de Gurupi está sendo regularizado. A administração do Plano já entrou em contato com o Hospital São Francisco para alinhar a questão e o pagamento já está sendo providenciado.

Buscando agilizar e melhorar o atendimento do Plansaúde, a Secad realizará em breve uma revisão de todos os profissionais cadastrados no plano. Também será feita uma avaliação de como estão sendo os atendimentos prestados pelos profissionais e unidades credenciadas para uma reestruturação do atendimento.  Ainda é previsto o lançamento de um edital para o credenciamento de novos profissionais.

Sobre o atendimento de perícias em Palmas, informamos que o atendimento está normal e atualmente são realizadas 20 perícias por semana,  mas o Plansaúde já esta trabalhando na contratação de profissionais para que este número seja ampliado em breve.

Em relação aos prazos para autorização de procedimentos, esclarecemos que os procedimentos de urgência são solicitados direto no prestador. Na sede da Infoway são solicitados apenas os procedimentos eletivos.

 Em relação ao prazo para as autorizações, informamos que elas são imediatas para exames de laboratório, com algumas exceções que demoram, no máximo, até três dias úteis.

Reforçamos que os prazos para este e demais exames e procedimentos que necessitam de autorização, são regidos pela portaria 560  que pode ser acessada no link:https://central3.to.gov.br/arquivo/393244/.

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