Ícone do site Gazeta do Cerrado

Professora indicada para reitoria da UFNT diz que não há rejeição a seu nome e aguarda posição do MEC

(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

A Gazeta do Cerrado conversou na manhã desta quinta-feira, 10, com a professora Kenia Rodrigues, que é indicada a ocupar o cargo temporário de reitora da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Por enquanto, ela aguarda uma resposta do Ministério da Educação (MEC).

O nome de Kenia também foi levado a bancada federal, que segundo ela, aprovou seu nome e não possui nada contra sua indicação, pois a professora sempre esteve à frente do grupo que lutou pela criação da universidade, contrariando algumas especulações de que seu nome não teria sido bem visto pela bancada devido algumas posições políticas publicadas em suas redes sociais durante a eleição presidencial de 2018. “A bancada não apresentou nada contra minha indicação, fiquei sabendo disso pela imprensa”, afirmou Kenia à Gazeta.

Ela afirmou ainda que sempre participou de campanhas, porém, as eleições acabaram é seu foco no momento é a UFNT. “Trabalho em órgão público, não tenho partido. Já estou em outra, o foco agora é a UFNT”, enfatizou a professora.

Kenia ainda contou à nossa equipe, que o grupo é bastante unido. “Ainda estamos aguardando a resposta do MEC. “Se o MEC aceitar nossa proposta é nós credenciar, estamos aqui para trabalhar”, afirmou.

A professora também afirmou que procurou a bancada tocantinense para tentar agilizar a nomeação junto ao Ministério, pois algumas universidades criadas recentemente estão esperando mais de um ano pela nomeação do reitor.

Sobre os boatos de que a bancada não aceitou sua indicação, Kenia revelou que chegou a mandar mensagem ao deputado Carlos Gaguim perguntando sobre o assunto.

O reitor da UFT, Luiz Bovolato também afirmou à Gazeta do Cerrado que não há nenhuma resposta oficial do MEC sobre a indicação da professora Dra Kenia Ferreira para a reitoria da recém-criada UFNT.

O reitor disse que em reunião membros da bancada mostraram preocupação com posições políticas da professora e posts em redes sociais criticando algumas questões da atual gestão federal. “É uma posição da bancada em função de alguns posts que a Professora fez com críticas ao governo e que afetaria a indicação dela”, disse. Segundo ele, a bancada demonstrou preocupação com a repercussão dos posts da professora. “A nossa indicação foi técnica”, sustentou.

“Não há nenhuma posição oficial do MEC, não tivemos nada formal por parte do Ministério. Foi uma leitura política da bancada mas é prematuro dizer que ela não foi aceita”, disse.

Kenia Rodrigues é professora na Universidade Federal do Tocantins, e tem seu nome indicado para reitoria da UFNT, junto com Nataniel de Vera para vice-reitor.

Sair da versão mobile