Ícone do site Gazeta do Cerrado

Professora palmense é finalista no Prêmio Educador nota 10

A tocantinense Priscila de Freitas Machado é uma das finalistas do premio Educador 10 da 23ª edição, considerado o maior e mais importante da educação básica brasileira. Priscila é servidora do CMEI Sementes em Palmas e é autora do Projeto Brincadiquê que visa a construção do saber brincando e interagindo, o mesmo a levou a ser um dos 50 finalistas da edição 2020.

Os projetos selecionados foram de 19 estados e abrangem da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os projetos selecionados foram aprovados em uma série de critérios.

 

Projeto Brincadiquê

O objetivo de Priscila é dar oportunidade para as crianças construírem seus saberes por meio de brincadeiras e interações, como preconiza o eixo de mesmo nome da BNCC e destacado em documentos curriculares da Educação Infantil. Com oferta variada de brinquedos, materiais não estruturados, elementos da natureza e uma organização estética dos espaços, no projeto Brincadiquê a professora criou contextos de brincadeiras onde os pequenos eram os protagonistas. Podiam fazer suas escolhas e interagir em grupos menores, pois a sala e a área externa ganharam cantos e territórios de exploração. O projeto foi estruturado em etapas, sempre acompanhadas de novas ambientações: brincadeiras de faz de conta (fantasias, itens para casinha); brinquedos do chão (foco em terra, fogo, água e ar); brincadeiras folclóricas (resgate de jogos populares com as famílias); brincando com as palavras (brincos e cantigas). A professora teve o cuidado de incluir todos nas atividades, sem ver a inclusão como um complicador, pois, segundo ela, se toda criança brinca, não há por que ficar nenhuma de fora.

Educador Nota 10

Ao todo 3761 educadores  concorreram no Prêmio 2020. Professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem enviam seus projetos

Publicidade

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. A premiação trabalha com a proposta de reconhecer e valorizar as ações pedagógicas realizadas pelos professores da Educação Infantil e dos ensinos Fundamental e Médio.

Iniciativa: Abril e Rede Globo
Realização: Fundação Victor Civita e Fundação Roberto Marinho
Patrocínio: Fundação Lemann, Somos Educação e BDO Brazil
Apoio: Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e UNICEF Brasil
Associação: Global Teacher Prize
Apoio Institucional: Consed, Instituto Natura, Todos Pela Educação e Undime

Sair da versão mobile