Ícone do site Gazeta do Cerrado

Programa inédito de combate às drogas, Escudos vai capacitar 1,5 mil professores na capital; Dorinha destina R$ 500 mil

 

Maju Cotrim

Com emenda para apoiar o Programa ESCUDOS, voltado às ações de combate às drogas em Palmas (TO), a deputada federal Professora Dorinha (DEM/TO) participou nesta quinta-feira, 27, da Apresentação Técnica Pedagógica das Ações do Termo de Fomento firmado com o Instituto Recriar Vidas. O programa tem respaldo da ONU.

O evento contou com a presença do Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção as Drogas, Dr. Quirino Cordeiro e demais autoridades locais.

Dorinha destinou o montante de R$ 500 mil para aquisição e entrega de conteúdos didáticos para suporte e apoio dos participantes dos seminários, oficinas e palestras nas unidades escolares da Capital, bem como formação desses profissionais para o desenvolvimento de medidas de prevenção às drogas.

Publicidade

Em entrevista coletiva, a deputada Professora Dorinha falou da importância do projeto. O investimento total é de 1,2 milhões.

“O maior objetivo é fazer um trabalho articulado com os municípios”, disse a deputada.

Serão 1,5 mil professores e 43 mil alunos capacitados com o projeto. “A ideia é fortalecer as experiências locais, acredito na mudança da sociedade a partir do debate no espaço da escola, é um processo de construção e aprendizado ativo”, disse.

A deputada destinou meio milhão para o projeto.

Secretário nacional

O secretário lembrou que ano passado foi criado o sistema nacional de combate ás drogas. “Precisamos investir em ações de prevenção, nossa ideia é ajudar aquela criança a se instrumentalizar para que elas possam lidar com situações difíceis”, comentou.

Ele explica que o projeto tem a intenção de trabalhar com outros indicadores sociais. “É uma prevenção mais ampliada”, disse.

Serão capacitadas 30 pessoas em cada cidade, ao todo serão 12 mil pessoas. Haverá um certificado de 43 horas de formação.

O projeto

Ao todo 13 municípios tocantinenses serão beneficiados com ações formativas na promoção da política federal de cuidados de prevenção às drogas.

Segundo o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (INPAD), no Brasil cerca de 5,7% de brasileiros são dependentes de maconha ou cocaína, o que equivale mais de 8 milhões de pessoas. No Tocantins, os números também são preocupantes: 22% da população já teve acesso as drogas.

Instituto credenciado

“Agradeço o empenho e cuidado da deputada Dorinha com essa pauta. Serão muitas famílias beneficiadas com essa emenda”, pontou o diretor geral do Instituto Recriar Vidas, Ricardo Ribeirinha.

“É uma política extremamente importante”, completou.O Instituto tem mais de 20 anos de atuação.

As capacitações acontecem seguindo as normas de segurança e algumas formações serão online.

Ribeirinha comandou o maior projeto de combate ás drogas no Estado: o Viver de Cara Limpa.

O projeto será ampliado e abrangerá outras áreas através de articulação com o senador Eduardo Gomes.

Sair da versão mobile