Ícone do site Gazeta do Cerrado

Programa Internet para Todos começa a chegar aos municípios de todo o País em maio

(Divulgação)

A partir de maio deste ano, o governo federal, com o apoio das prefeituras, começa a implantar, gratuitamente, em todo o País, a rede de antenas que vai levar internet (banda larga) para localidades sem conexão. O anúncio foi feito pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, ao participar, nesta terça-feira (13), do programa Por Dentro do Governo, transmitido ao vivo pela TV NBR.

Durante a entrevista, Gilberto Kassab comemorou a assinatura, um dia antes (segunda, 12), no Palácio do Planalto e com a presença do presidente Michel Temer, do termo de adesão ao programa Internet para Todos, por cerca de 3 mil prefeitos. Na ocasião, Temer também sancionou o projeto que libera R$ 2 bilhões para auxiliar as finanças de municípios.

Segundo o ministro, o programa já está pago e será implantado rapidamente, mesmo porque o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) do governo, que vai garantir a conexão, tem vida útil de 18 anos. “A cada dia que se perde a utilização dessa capacidade, é um dia que se perde de receitas com esses usuários e é um dia que se perde de melhor qualidade de vida para os brasileiros que vão desfrutar dessa conectividade nas suas regiões”, assinalou Kassab.

De acordo, ainda, com a avaliação do ministro, as dificuldades financeiras enfrentadas por muitos municípios não serão um obstáculo à implantação do programa, que irão beneficiar. “Não há prefeito que não possa entender que seja prioridade disponibilizar recursos para uma antena como essa que não vai consumir mais [energia] do que uma geladeira. Não é possível que uma prefeitura dessa, um prefeito dê essa justificativa. Com certeza, está condenado a encerra a sua carreira”, acrescentou o ministro.

Para assistir à integra da entrevista, acesse https://tinyurl.com/ybfro98p.

Publicidade
Sair da versão mobile