Ícone do site Gazeta do Cerrado

Programa leva palestras e plantio de mudas aos bairros em Araguaína

Para incentivar boas práticas ambientais que podem melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura está levando o Programa Araguaína + Ambiente aos bairros. O objetivo é conscientizar os moradores sobre seu papel ativo na sustentabilidade, usando palestras e atividades educativas.

A primeira etapa do Araguaína + Ambiente foi a realização do 4º Fórum do Lixo e Cidadania, em novembro de 2018. O evento serviu para identificar as demandas do município e elaborar ações em conjunto aos moradores. Do debate de ideias surgiu o Projeto Lixo e Cidadania nos Bairros, que percorrerá os setores de Araguaína com palestras e atividades de educação ambiental.

“A população precisa entender a importância de seu papel e ações bem simples já fazem a diferença; como separar o lixo orgânico do reciclável, cuidar do mato nas próprias calçadas ou colocar o lixo para fora somente no dia em que coleta for realizada”, descreveu o coordenador de Educação Ambiental da Prefeitura, Francisco Tibério Dias.

Indo até a população

O Setor Araguaína Sul 2 será o primeiro a receber a mobilização nos bairros, programada para 9 de fevereiro, sábado, com início às 15 horas, na quadra do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localiza na Avenida Tietê, nº 184. Em parceria com o Hospital Dom Orione, na oportunidade serão plantadas mais de 500 mudas de árvores frutíferas.

Na oportunidade, os moradores serão orientados a realizar a separação dos resíduos gerados em suas casas e descartá-los da forma ambientalmente adequada. Também será divulgado o sistema de coleta seletiva pelas associações de catadores de materiais recicláveis e instruções para o cuidado das árvores plantadas.

Cidade mais arborizada

Plantar uma árvore por criança nascida, este é o objetivo da parceria entre a Prefeitura e o Hospital e Maternidade Dom Orione para uma cidade mais sustentável. Nesta etapa do Setor Araguaína Sul 2, serão cerca de 500 mudas plantas por meio do Projeto Nascer Sustentável.

Sair da versão mobile