Ícone do site Gazeta do Cerrado

Projeto abre 380 vagas para cursos profissionalizantes voltados a egressos

Foto – João Pedro Gomes/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e o Tribunal de Justiça do Tocantins lançaram nesta segunda-feira, 12, o projeto “Potencializando Vidas” com oferta de cursos profissionalizantes para egressos do Sistema Penal e do Sistema Socioeducativo e seus familiares promovidos pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Um dos objetivos do Projeto é articular parceiros para a promoção de cursos profissionalizantes e empregabilidade para esse público e familiares atendidos pelo Escritório Social após o cumprimento de suas penas ou medidas socioeducativas.

O secretario da Seciju, Deusiano Amorim, frisou a importância da qualificação para os egressos e familiares. “Esses cursos são uma ótima oportunidade que o Escritório Social e o Judiciário têm desenvolvido para qualificar e empregar os egressos. Agradeço ao Senai pela disponibilização das vagas e dos cursos ofertados para atender a finalidade desse Projeto, tão importante como medida de reinserção social e de apoio aos familiares. Parabenizo a todos os inscritos e desejo um excelente curso”, falou.

Primeiras Turmas

Durante a abertura das três primeiras turmas nos cursos de Assistente Administrativo (190 horas); Operador de Computador e Sistemas Mecânicos de Motocicletas (ambos de 160 horas), estiveram presente o gerente escolar do Senai, Paulo Eli; o juiz titular da 4ª Vara Criminal e de Execuções Penais, Allan Martins Ferreira; o superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudemir Prevital; representando a gerente de Políticas de Alternativas Penais, Bárbara Vieira, o coordenador da Central de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) de Palmas, Marciano Almeida da Silva; a gerente de Políticas de Assistência do Sistema Penal, Sandra Veloso, e o gerente da Monitoração Eletrônica de Pessoas, Cleber Solano, além dos egressos já matriculados nas primeiras turmas.

Publicidade

Cursos

Ao todo, serão ofertadas 380 vagas divididas em 12 turmas nas modalidades presencial e semipresencial nos cursos de Operador de Computador, Eletricista Instalador Residencial, Sistemas Mecânicos de Motocicletas, Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos.

O coordenador do Escritório Social de Palmas, Leandro Bezerra, deu as boas-vindas a todos e reforçou o papel do Escritório como um dos equipamentos de reinserção social. “Uma de nossas preocupações é formar essas pessoas e encaminhá-las ao mercado de trabalho por meio de articulações com órgãos que ofertam vagas, em Palmas e em Taquaralto, além de outras parcerias para fomentarmos a empregabilidade dos egressos e de seus familiares e, com isso, frear a reincidência por meio da profissionalização”, destacou.

Escritório Social

O Escritório Social tem gestão compartilhada entre a Seciju e o Tribunal de Justiça com o objetivo de atender, acolher e encaminhar egressos do Sistema Penal e familiares para políticas públicas existentes; auxiliar as unidades penais no processo de preparação das pessoas pré-egressas para a liberdade; e mobilizar e articular as redes de políticas públicas e sociais para a garantia de direitos.

Fonte – Ascom Seciju

Sair da versão mobile