Ícone do site Gazeta do Cerrado

Projeto Cine Literário quer aproximar palmenses da leitura

Projeto é desenvolvido pela Fundação Cultural de Palmas

O Cinema vai buscar inspiração, resultando em grandes adaptações de obras literárias para a sétima arte. É desta simbiose entre cinema e literatura que nasce o projeto ‘Cine Literário’, desenvolvido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), através da Biblioteca Jornalista Jaime Câmara e Cine Cultura, com a finalidade de estimular o interesse da população de Palmas pela leitura.

O lançamento acontece na quinta-feira, 12, às 19h, na Biblioteca Jornalista Jaime Câmara, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, seguido de exibição do filme ‘Martin Éden’, às 20h, no Cine Cultura.

Para o ‘Cine Literário’ foram catalogados os livros disponíveis na Biblioteca que foram adaptados para a tela de cinema. Estes filmes, ou serão exibidos no Cine Cultura ou estarão disponíveis para empréstimo na Cinemateca que compõe a Biblioteca. O objetivo é que o público possa apreciar como uma mesma estória é contada através da literatura e do cinema, duas formas de ‘sentir’ a obra.

Através do ‘Cine Literário’ serão realizadas sessões comentadas mensais, com filmes que a Cinemateca da Fundação Cultural já possui ou filmes do circuito exibidos no Cine Cultura conforme a programação semanal. Para estimular que o público, além de assistir ao filme, leia o livro que inspirou a obra, serão disponibilizados ingressos gratuitos para quem pegar emprestado os livros nas bibliotecas municipais.

“Para participar da promoção, o participante deverá efetuar o seu cadastro e o empréstimo de obras literárias nas bibliotecas da Fundação Cultural de Palmas, realizar a leitura e apresentar texto resumido da obra para trocar por vale – ingresso no Cine Cultura Palmas”, explica uma das idealizadoras do projeto, a bibliotecária, Maria Paixão Ferreira Souza.

Publicidade

Abertura

A abertura do projeto, que terá continuidade até junho, será com a exibição do filme ‘Martin Eden’, de Pietro Marcello. O filme é uma adaptação livre de livro do mesmo nome, do escritor americano, Jack London.  Em março também serão exibidos os filmes ‘Adoráveis Mulheres’, Greta Gerwig, ‘Jovens Polacas’, Alex Levy-Heller, ‘A Vida Invisível’, Karim Aïnouz. Todos os filmes contam com o livro que inspirou o filme disponível na Biblioteca Municipal de Palmas.

Livros disponíveis nas bibliotecas, adaptados para o cinema, e que poderão ser apresentados para vale – entrada no Cine Cultura

‘Mulherzinhas (Adoráveis Mulheres)’, Louisa May Alcott; ‘O Tempo e o Vento’, Erico Veríssimo; ‘Meu Pé de Laranja Lima’, José Mauro de Vasconcelos; ‘Orgulho e Preconceito’, Jane Austen; ‘A Vida Invisível’, de Eurídice Gusmão, Martha Batalha; ‘O Pequeno Príncipe’, Antoine de Saint-Exupéry; ‘Martin Eden’; Jack London; ‘Jovens Polacas’, Esther Largman; ‘Abril Despedaçado’, Ismail Kadaré; ‘O Primo Basílio’, Eça de Queiroz; ‘O Diabo Veste Prada’, Lauren Weisberger; ‘Harry Portter:  (e a ordem da fênix)’, ‘(e a pedra filosofal)’, ‘(e o cálice de fogo)’, ‘(e o enigma do príncipe)’ e  ‘(e o prisioneiro de Azkaban)’.

A programação de filmes será apresentada mensalmente.

Fonte: Secom Palmas

Sair da versão mobile