Ícone do site Gazeta do Cerrado

Projeto de Cinema minimiza a dor, estresse e motiva pacientes no HGP

“Eu adoro quando os profissionais trazem a televisão, porque é um entretimento para mim. Assisto um filme enquanto estou internado e até esqueço dos problemas de saúde”. As palavras do paciente Osmar pinheiro, 80 anos reflete a aprovação dos usuários do Hospital Geral de Palmas (HGP), alcançados pelo Projeto Cinema no AP.

Criado há cinco anos pelo setor de Humanização da unidade hospitalar, o projeto visa minimizar a dor, o estresse e motivar pacientes internados em diversas especialidades, levando filmes aos leitos das alas de internação e atende em média 60 pacientes por mês.

“Para garantir a segurança de todos em plena pandemia, as visitas foram suspensas e o cinema acaba sendo uma distração e companhia para os pacientes. Ofertamos a distração com todo cuidado, seguindo as medidas restritivas para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus. Nossos profissionais foram capacitados para isso!”, disse a responsável pelo setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges.

De acordo com a psicóloga Jaqueline Montenegro, “o cinema ajuda a minimizar os impactos da internação hospitalar ao pacientes, pois auxilia de uma forma significativa na questão emocional ” explicou.

Como funciona?

O Cinema no AP dispõe de um rack móvel com um aparelho de TV e DVD. Os pacientes agendam o horário e escolhem o filme, de segunda a sexta-feira, no Setor de Humanização, que leva a TV até o quarto onde o filme é exibido.

Publicidade

Na programação tem documentários, filmes conhecidos pelo público, sempre com uma mensagem positiva.

Solidariedade

As instituições, empresa ou as pessoas que desejam ser voluntárias doando Dvds, TVs ou rack móvel para ajudar a ampliar o projeto e beneficiar mais pacientes, podem entrar em contato com a Coordenação de Humanização pelo número (63) 3218-7898.

Sair da versão mobile