Ícone do site Gazeta do Cerrado

Projeto de Lei prevê distribuição gratuita de absorventes em espaços públicos do Tocantins

Falta de condição financeira para comprar absorventes e de estruturas sanitárias estão entre as causas do problema batizado de pobreza menstrual - Foto: Getty Images

É da autoria do deputado Olyntho (PSDB) o Projeto de Lei que prevê a distribuição de absorventes higiênicos às mulheres em espaços públicos no âmbito do Estado do Tocantins. O objetivo dessa propositura é expandir o acesso as mulheres de baixa renda que tem dificuldades ou não tem nenhum acesso ao absorvente descartável, e muitas vezes por falta desses recursos ficam constrangidas, para comparecer em departamentos públicos, é a chamada “pobreza menstrual”.

Segundo a proposta do deputado, muitas mulheres vivem em situação de vulnerabilidade e não têm condições financeiras para comprar absorvente todos os meses. Tramita nesta Casa de Leis projetos semelhantes abrangendo a distribuição em escolas públicas, postos de saúde, presídios e moradoras de rua. Porém a proposta de Olyntho  é abranger para todas as mulheres.

“A nossa proposta é abranger todas as mulheres que necessitarem do absorvente gratuito. Estarão expostos em espaços públicos. Pois, o uso de materiais inadequados como jornal, papel higiênico ou tecidos e ainda a troca infrequente dos absorventes, por motivo de economia, podem trazer riscos para a saúde como infecções”, diz o deputado no projeto.

De acordo com o parlamentar, quando sancionado, o projeto de lei deve beneficiar a população feminina, a terem o acesso aos absorventes higiênicos.

Sair da versão mobile