Ícone do site Gazeta do Cerrado

Projeto do Executivo torna obrigatória realização do teste do coraçãozinho nas maternidades do TO

Para assegurar um diagnóstico precoce, na intenção de verificar doenças ou alterações congênitas em recém-nascidos no Tocantins, o governador Mauro Carlesse protocolou na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira, 12, um Projeto de Lei (PL) do Executivo, que torna obrigatória a realização do teste do coraçãozinho nas maternidades e nos hospitais públicos tocantinenses.

A oximetria de pulso, ou teste do coraçãozinho, é muito simples e deve ser realizado entre 24 e 48 horas de vida do bebê, sendo eficiente para indicar anomalias em 75% dos casos. O exame será realizado por profissionais habilitados e treinados, preferencialmente por um médico pediatra ou um enfermeiro inscrito no Conselho Regional de Enfermagem.

O teste do coraçãozinho deverá ser implantado em breve, como explica o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme. “Sabemos que cada minuto conta no diagnóstico de cada paciente. Essa nova lei vai assegurar o acesso ao teste do coraçãozinho, de maneira universal e gratuita, para todos os recém-nascidos em hospitais públicos no Tocantins”, explica.

De acordo com o perfil clínico-hospitalar de crianças com cardiopatia congênita, 8 a 10 a cada mil nascidos vivos apresentam, desde o nascimento, anomalias cardíacas funcionais e estruturais. O teste do coraçãozinho contribui para o diagnóstico precoce deste quadro.

Como o exame é realizado?

Publicidade

É utilizado um sensor externo de pulso (oxímetro), que é colocado inicialmente na mão direita e, em seguida, em um dos pés do bebê, para a medição do nível de oxigênio no organismo dele. Se o nível for abaixo de 95%, o recém-nascido deverá passar por uma avaliação para iniciar o tratamento adequado.

Sugestão de legenda:

Oximetria de pulso, ou teste do coraçãozinho, é muito simples e deve ser realizado entre 24 e 48 horas de vida do bebê

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Sair da versão mobile