Vitória Soares – Gazeta do Cerrado
Um projeto desenvolvido por professoras do Tocantins busca inserir mais mulheres nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Aulas serão oferecidas presencialmente e por meio de redes sociais a todas as mulheres inscritas no programa.
O projeto, que já teve mais de 300 pré-inscrições, vai além da discussão sobre a inserção da mulher em cursos após a graduação, mas pretende falar sobre as dificuldades enfrentadas diariamente e esclarecer dúvidas sobre o meio acadêmico.
Segundo a professora e uma das idealizadoras do Outras na Pós, Gleys Ially Ramos, a ideia surgiu após perceber que muitas mulheres deixam as universidades depois de concluírem as graduações. Ela acredita que isso ocorre em decorrência da falta de incentivo para que o público feminino permaneça no meio acadêmico.
“Não há incentivo para as mulheres na pós-graduação”, afirma. De acordo com Ially, muitas mulheres vão direto para o mercado de trabalho ou voltam a sua rotina anterior, devido a uma pressão da sociedade e as responsabilidades assumidas.
O número de pré-inscrições surpreendeu as organizadores, tendo maiores quantidades de inscritas em Palmas e Porto Nacional, as aulas serão realizadas de forma presencial na Universidade Federal dessas duas cidades. Entretanto, caso a quantidade de mulheres seja ainda maior há possibilidade mudança de local.
Gleys afirma que a intenção é que o projeto aconteça semestralmente e nessa fase, irá ocorrer por dois meses. Segundo ela, cerca de 15 professoras se dispuseram a auxiliar na iniciativa.
Outras na Pós é exclusivo para mulheres e tem previsão para iniciar no dia 18 deste mês, as inscrições ainda estão abertas, mas devido ao grande número de participantes, que tiver interesse deve se inscrever o quanto antes.
Confira o Link para pré inscrição
Para mais informações: outras.feministas@gmail.com