De 16 a 26 de agosto de 2018, estão abertas as inscrições do processo seletivo para voluntário no Projeto Quelônios do Tocantins do Programa Voluntário pela Natureza, conforme Edital nº 02/2018 do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Os interessados devem realizar as inscrições pela internet, por meio de formulário disponível no endereço eletrônico
O projeto se desenvolve no Parque Estadual do Cantão, uma das unidade de conservação de proteção integral de responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e são oferecidas 12 vagas, sendo 08 de preenchimento imediato e 04 de cadastro reserva. O período das atividades do projeto será de 03 de setembro a 20 de dezembro de 2018. O candidato poderá escolher o tempo de atuação no projeto optando em realizar suas atividades pelo período mínimo de 30 dias e máximo de 120 dias, conforme especificado no formulário de inscrição.
Requisitos
As vagas são específicas para atuação na linha temática de Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade no Projeto Quelônios do Tocantins, com manejo das espécies Tartaruga-da-amazônia (P. expansa) durante o período reprodutivo, que acontece de agosto a dezembro, no Parque Estadual do Cantão e entorno.
Para participar da seleção exigidos alguns pré-requisitos, com ser maior de 18 anos; ter formação ou estar matriculado em cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação nas áreas de biologia, oceanografia, veterinária, engenharia ambiental, educação ambiental ou áreas afins; ser comunicativo, proativo, saber trabalhar em equipe e ter interesse pela conservação da biodiversidade e dos recursos naturais entre outras habilidades; além de possuir noções básicas de informática e habilidades com as redes sociais.
Programa e ação
De acordo com o edital são quatro os objetivos do programa, entre eles, promover, incentivar e valorizar o trabalho voluntário nas Unidades de Conservação; incentivar a participação da sociedade na gestão, no manejo e na conservação da biodiversidade; promover a experiência prática da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais aos voluntários; e aprimorar conhecimentos e habilidades dos voluntários.
A ação tem como objetivo a recuperação e manutenção da populações de quelônios nas áreas naturais através do monitoramento das principais utilizadas pelas tartarugas; coletar dados; e realizar estimativas de eclosão de filhotes e de ovos inviáveis, além de outros dados e informações pertinentes e as atividades exigem conhecimento de informática.
As informações fornecidas no formulário são de responsabilidade do candidato; o cadastro duplicado será desclassificado; só participarão os cadastros com preenchimento completo; a seleção será realizada pela equipe de técnicos da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas/Naturatins, responsáveis pelo Projeto Quelônios do Tocantins e pelo Programa Voluntário pela Natureza; a escolha dos candidatos será realizada de acordo com a análise das respostas do pretendente no formulário de seleção.
Resultados
O resultado da seleção será divulgado até o dia 29 de agosto de 2018, no site naturatins.to.gov.br/
Mais informações
Outros detalhes da seleção, informações sobre contrapartidas do Naturatins e condições gerais, leia o Edital nº 02/2018 no site do Naturatins, no atalho do menu rápido da página, sob o título Publicações e editais.
Dúvidas
Podem ser obtidas na sede do Naturatins, na Quadra 302 Norte, lote 03, Alameda 01, CEP 77006-336, Palmas – TO, por telefone: (63)3218-2678/2660 ou no e-mail voluntariopelanatureza@gmail.
Fonte: Instituto de Natureza do Tocantins