Ícone do site Gazeta do Cerrado

Projeto Sons do Jalapão chega à sua grande final com apresentações culturais em Mateiros

O projeto Sons do Jalapão, promovido pela Associação Viva Música, chega à fase final em grande estilo. Após meses de dedicação e aprendizado, o encerramento será marcado por apresentações culturais que prometem emocionar a comunidade de Mateiros, no coração do Jalapão.

 

 

Nos dias 21 e 22 de dezembro (sábado e domingo), os estudantes participantes do projeto terão a oportunidade de demonstrar todo o talento desenvolvido ao longo dessa jornada, subindo ao palco ao lado dos renomados músicos da Orquestra Viva Música. As apresentações acontecerão em duas etapas, sendo sábado, 21, na comunidade Mumbuca, às 17 horas, com mostra do trabalho desenvolvido com os alunos da comunidade e em seguida apresentação da Big Band da Associação Viva Música. Domingo, 22, acontece na cidade de Mateiros, no Centro Cultural, às 9 horas.

 

 

Para o diretor-geral do Projeto, o maestro Bruno Barreto, os espetáculos serão uma celebração da música e da cultura local, unindo técnica, criatividade e a essência vibrante do Jalapão. “As apresentações são uma oportunidade de unir os profissionais da Associação Viva Música com nossos alunos, gerando uma integração dentre os grupos como forma de celebração do sucesso do projeto”, declarou o maestro.

Aulas

 

 

O Projeto Sons do Jalapão teve início no mês de agosto e levou aulas semanais à comunidade quilombola Mumbuca e também à cidade de Mateiros, com oficinas de criação e aprendizado de instrumentos tradicionais, como a rabeca e a viola de buriti. O conteúdo programático incluiu Oficinas de Instrumentos Tocantinenses, Minicurso de Ritmos Tocantinenses, Minicurso de Músicas Tradicionais Tocantinenses e Apresentações e Difusão artística. No total, foram formados na comunidade um total de 58 alunos.

 

 

O objetivo foi de incentivar o desenvolvimento musical e artístico na região, oferecendo oficinas e práticas que valorizaram o potencial de jovens talentos e fomentaram a conexão entre a música erudita e a riqueza cultural do Tocantins. De acordo com o diretor-geral do Projeto, o maestro Bruno Barreto, o “Sons do Jalapão” visa não apenas preservar, mas também difundir a rica diversidade cultural do Tocantins, com especial atenção às comunidades tradicionais do município de Mateiros

 

Sobre o Projeto Sons do Jalapão

 

O “Sons do Jalapão: Práticas e Difusão Musical no Tocantins” é uma iniciativa cultural que visa a promoção da diversidade cultural e o fortalecimento das tradições musicais no Estado do Tocantins. Com foco em oficinas e capacitação, o projeto busca capacitar artistas e agentes culturais, além de promover o engajamento das comunidades tradicionais do Jalapão.

A realização é da Associação Viva Música e Governo Federal com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, por meio da empresa Energisa e Ministério da Cultura. O projeto ainda conta com apoio da Prefeitura Municipal de Mateiros e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

Ficha Técnica

 

Direção artística e musical: Bruno Barreto

Coordenação administrativa: Maxley Morato

Produção executiva: Eduardo Andrade

Coordenação geral: Fábio Bruniel

Coordenadora de Comunicação: Cinthia Abreu

Filmmaker: Rafael Motta

Intérprete de Libras: Luan Crispim

Produção Local: Ândria Parente

 

Crédito das fotos: Rafael Silva Motta/ Divulgação

Sair da versão mobile