A Escola Municipal Francisca Brandão, região Sul de Palmas, realizou nesta sexta-feira, 21, um Sarau de encerramento do Projeto “Jardim da Poesia”. O evento foi organizado pelas professoras Joice Euri Muzy e Maria Evany Rodrigues, para a culminância do projeto desenvolvido por elas, durante o segundo bimestre letivo de 2019, com as turmas de 3º ano da Escola. No decorrer do evento foram expostas as produções de autoria dos próprios alunos, vídeos e declamações de autores conhecidos, como de Cecília Meireles que foi a grande inspiração para a ação literária.
Segundo a professora Joice, o projeto surgiu através da disciplina de Português que trazia o gênero textual poesia. “Estávamos trabalhando o gênero e pensamos no livro “Ou isto ou aquilo”, da autora que dá nome à nossa biblioteca, Cecília Meireles. Fizemos uma caixinha de poemas com vários outros poetas e ao longo bimestre os alunos pegavam os poemas, estudavam e escolhiam os que mais gostavam para declamar. Além de produzirem seus próprios poemas, o que eles gostaram muito”, explicou a professora.
Além de Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Sérgio Caparelli, Marcos Bagno e Ruth Rocha fizeram a cabeça das crianças que aprendem muito com a experiência. Como conta a aluna Camile Vitória Rocha, de 8 anos. “Muito bom esse projeto, serviu para incentivar a leitura, para aprendermos a contar histórias, a escrever melhor e conhecer novas palavras. Virei fã do Marcos Bagno pelo poema “A centopeia”, e fiz meu próprio poema, foi muito legal”, ressaltou Camile.
Confiram um dos poemas expostos:
Família
“Ter família é muito bom
E não poderia deixar de ser
Todas tem o que ensinar
E também o que aprender
Tem aqueles momentos de briga
Mas é para onde a gente sempre vai correr
Tem sempre as obrigações
Mas também o momento de lazer
Família é aconchego
Família é bem querer
Eu agradeço a Deus pela minha
Pois sei que muitos já não podem ter”
Lays Brenda, do 3º ano da Escola Municipal Francisca Brandão.
Projeto Brincando, Ganhando e Aprendendo ensina Educação Financeira para alunos da Escola Aurélio Buarque
Despertar nos pequenos a responsabilidade de administrar seu próprio dinheirinho, fazendo uso das quatro operações básicas das séries iniciais foi um dos objetivos do Projeto Brincando, Ganhando e Aprendendo, realizado pela Escola Municipal Aurélio Buarque, localizada no jardim Aureny I. A culminância do projeto aconteceu no dia 19 junho na própria escola.
As crianças aprendem brincando, em sala de aula, o valor do dinheiro, através de atividades que somam pontos durante o semestre e no final, transformam-se em “dinheirinho”, para ser usado na “Tenda de Negócios”, montada na própria escola, onde os alunos podem comprar brinquedos, lanches, brincar no pula-pula, adquirir livros e muito mais.
De acordo com a idealizadora, a coordenadora pedagógica Suely Brandão, a educação financeira é fundamental no processo de aprendizagem das crianças e o projeto além de incentivá-los a aprender matemática, ajuda no comportamento em sala de aula, pois os bons modos, as tarefas escolares em dia e as boas notas somam importantes pontos na hora de contabilizar os ganhos “financeiros” de cada aluno. “O projeto teve início em 2014 e ao longo dos anos começamos a enxergar a evolução das crianças, o despertar pelos estudos, principalmente na disciplina de matemática. As atividades são obrigatórias em sala de aula e o ganho do dinheirinho os motiva a serem melhores, alcançando um bom desempenho no final do semestre letivo”, disse.
O aluno do 5° ano, Gutemberg da Conceição participa do projeto desde o início e contou que “o legal é competir com os colegas, para saber quem acumula mais dinheiro”, assim, no dia da Feirinha de Negócios, ele pode gastar com lanches e também dividir com o pessoal da turma.
A diretora Denilde Vargas explicou que a comunidade participa ativamente das ações da escola, inclusive, tudo que é exposto na feirinha é doado pelos pais dos alunos, que “adoram ver as crianças fazendo conta, passando troco, calculando o quanto vai conseguir comprar com o dinheiro”.
O professor Euclides Luís Mesquita comemora o avanço das crianças na disciplina. “O projeto é um sucesso! É uma forma de contribuir com a consciência financeira das crianças, ensinando-os a poupar, fazer contas. Damos para eles o poder de compra, e isso é fantástico. Nossas aulas de matemática ficaram mais interessantes e proveitosas”. Contou Mesquita.
fonte: Secom Palmas