Ícone do site Gazeta do Cerrado

Pronunciamento público marcará início do 2º governo de Wanderlei: Concursos, novas secretarias, respaldo político na AL e o que esperar da nova gestão

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) tomará posse na manhã deste domingo (1º) em solenidade na Assembleia Legislativa (Aleto).

A posse do governador reeleito Wanderlei Barbosa (Republicanos) e do vice, Laurez Moreira (PDT), começa a partir das 8h30. O acesso para o evento vai obedecer protocolos do cerimonial da Assembleia Legislativa.

Depois da cerimônia, o governador fará um pronunciamento público na entrada da ala norte do Palácio Araguaia, para marcar o início do mandato. O evento está marcado para as 9h30.
Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), o pronunciamento será aberto ao público.

Novas secretarias?

Para o primeiro mês deste novo mandato está prevista uma mini reforma no secretariado. Entretanto, a previsão é que em fevereiro o governo faça mudanças maiores.
Uma das possíveis mudanças é que está em discussão nos bastidores é a criação de quatro novas pastas.

A da Mulher, já anunciada em campanha, uma Fundação para cuidar das demandas dos povos tradicionais quilombolas e indígenas e ainda uma pasta de Pesca, que deve ser desvinculada da Agricultura e das Cidades e Habitação, sem ligação com a Infraestrutura.

Apoio político

Wanderlei tem apoio de maioria parlamentar na assembleia legislativa. O resultado das urnas foi favorável ao governo de Wanderlei, no que diz respeito à bancada de apoio na Assembleia Legislativa. Dos 24 deputados estaduais, sete são do mesmo partido do governador, o Republicanos.
Também estão na base três parlamentares do PL, dois do União Brasil, três do PSD, um do Solidariedade e outro do Cidadania. Os partidos PV, PSB, PSDB, PCdoB possuem um representante cada, que também apoiam o governador. Apenas um deputado se declara neutro, que faz parte do PSC.

Concursos

Wanderlei deve também realizar vários concursos em áreas importantes que carecem de servidores efetivos. Uma delas é a educação.

Sair da versão mobile