Ícone do site Gazeta do Cerrado

Proposta de turismo integrado entre Tocantins, mais cinco estados e DF ganha força

Representante do Consórcio Brasil Central, Bruno Watanabe, assessora de assuntos internacionais da Secretaria de Representação de Brasília, Aline Jugault, secretário Extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini, diretora de promoção de investimentos e parcerias, Renata Zuquin e Secretário Hercy Filho – Fotos: Vinícius Santa Rosa/Governo do Estado

Nesta quarta-feira, 16, o secretário de Turismo (Setur), Hercy Filho e o secretário Extraordinário de Representação em Brasília (Serb), Carlos Manzini, se reuniram com dois representantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), o secretário executivo em exercício, Bruno Watanabe e a diretora de promoção de investimentos e parcerias, Renata Zuquin. Os gestores definiram propostas para promover o turismo integrado entre os estados que fazem parte do BrC, são eles: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão e Tocantins.

O secretário da Serb, Carlos Manzini, afirmou que a integração federativa contribui para a promoção da competitividade nessas regiões e tem gerado importantes oportunidades. “O Tocantins tem uma participação ativa no Consórcio, constantemente reforçada por iniciativas como essa. O turismo, uma das áreas nas quais o governador Wanderlei Barbosa tem investido, devido ao potencial de desenvolvimento socioeconômico, é um setor onde há inúmeras oportunidades para que o trabalho do Consórcio demonstre o quanto a integração pode ser um caminho de sucesso”, afimou.

O secretário de Turismo, Hercy Filho, esclarece que os principais projetos são voltados para o segmento do ecoturismo e turismo de aventura, pois esses estados compartilharam de destinos semelhantes com essas características. “Há uma conexão natural desses estados que abrigam uma região de ecoturismo maravilhosa, como: a Chapada dos Veadeiros em Goiás, a Chapada das Mesas no Maranhão e o Jalapão e as Serras Gerais no Tocantins. Há propostas que podem ser implementadas de imediato para criarmos uma região de ecoturismo maravilhosa”, afirmou.

O Jalapão, um destino que já é referência de ecoturismo no Brasil e no mundo, pode ser estrategicamente trabalhado como uma porta de entrada para que turistas conheçam outras regiões dos estados do BrC. No caso do Tocantins, a Setur trabalha para expandir a visibilidade da região das Serras Gerais, na qual estão incluídos os atrativos turísticos que se estendem pelos municípios de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga.

Consórcio Brasil Central

Para Bruno Watanabe, que faz parte do governo do estado do Mato Grosso, os projetos de integração turística cumprem a missão do BrC. “A nossa participação no Consórcio é uma demanda do governador Mauro Mendes, acreditando nos resultados que essa integração federativa pode gerar. Nesse momento, colocamos o turismo em evidência, definindo propostas e ações que podem gerar desenvolvimento econômico para os estados membros do consórcio”, afirmou.

 

O BrC tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região, de forma integrada e por meio da cooperação entre as Unidades Federativas para tornar a região ainda mais competitiva. Criado em 2015, por meio de Protocolo de Intenções e normatizado pelo Estatuto do Consórcio, o BrC possui em sua estrutura uma Secretaria-Executiva, que elabora e executa as ações, programas e projetos do Consórcio, principalmente nas áreas relacionadas à agropecuária, logística, empreendedorismo, inovação e processo de articulação internacional em fase inicial.

Fonte – Ascom Setur

Sair da versão mobile