Ícone do site Gazeta do Cerrado

PROTESTO: Mais de 100 prefeitos aderem, fazem discursos acalorados e falam até em ir com “pires na mão no Planalto”; Wagner pede: “tem que abrir a caixa preta do ICMS”

Wagner Rodrigues, Prefeito de Araguaína – Foto – Gazeta do Cerrado

Da ATM- Maju Cotrim, Gazeta do Cerrado

Prefeitos e prefeitas do Tocantins protestam na manhã desta sexta-feira, 1º, no auditório da ATM, em Palmas, contra a queda de receitas e atrasos de recursos durante a Mobilização Municipalista: FPM em queda, Municípios no Vermelho, organizada pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM). – O protesto tem participação dos parlamentares que compõem a Bancada Federal do Tocantins em Brasília.

No Tocantins a queda de receitas chega a 30%. Ao todo 16 estados realizam manifestações também. Em 138 municípios tocantinenses há faixas de protesto.

O prefeito e presidente da ATM, Diogo Borges esclareceu no início do protesto : “esse protesto não é de político A nem B e sim dos prefeitos e da população do Tocantins e de quem mais necessita das políticas públicas”, disse.

Ele disse que os gestões querem ser ouvidos. Haverá outras manifestações. “Do jeito que está não dá pra ficar”, comentou.

“fomos eleitos para governar e não para sermos meros pagadores de folha, não temos máquina de fazer dinheiro, queremos dignidade para poder trabalhar”, disse.

Prefeitos de regiões

Auri Wullange, prefeito de Axixá – Foto – Gazeta do Cerrado

Vários gestores tiveram oportunidade de falar. Pelo Bico, Auri Wulange, de Axixá falou. “O pedido aqui em nome de todos os prefeitos do Bico é que nos deem alento e continuem trabalhando pela gente, estamos realmente numa situação crítica”, disse.

O prefeito Suzano de Aparecida do Rio Negro falou pela região central e também reforçou o coro.

A prefeita de Gurupi Josi Nunes afirmou : “a situação de Gurupi não é diferente… nós estamos sendo meros pagadores de folha, hoje tivemos que fazer exonerações de 40 pessoas porque não estamos conseguindo manter”, disse.

Josi Nunes, prefeita de Gurupi – Foto – Gazeta do Cerrado

Pelo sudeste, Paulo Roberto de Taguatinga reforçou o coro: “Precisamos de soluções rápidas, quero pedir á bancada que façam leis para que a Caixa não possa ficar sentada em cima de uma emenda três anos”, criticou.

Paulo Roberto, prefeito de Taguatinga – Foto – Gazeta do Cerrado

O prefeito de Marianópolis, Isaías disse que os municípios estão sobrevivendo graças á bancada federal. O gestor de Araguaína, Wagner Rodrigues sugeriu a mobilização para ir no Palácio do Planalto. “Temos que ir para lá com o pires na mão”, disse. Ele defendeu a flexibilização da LRF e defendeu essa propositura no Congresso.

Ele reclamou ainda do ICMS : “tem que abrir essa caixa preta, o ICMS dos nossos municípios estão indo errado, tem que abrir a caixa preta”, disse. Ele reclamou da instituição governo estadual.

Participam o senador Eduardo Gomes, os deputados federais Felipe Martins, Vicentinho Junior, Alexandre Guimarães, Ricardo Ayres, Eli Borges e Carlos Gaguim. O presidente da Assembleia, Amélio Cayres e os também estaduais Vanda Monteiro, Jair Farias, Cleiton Cardoso, Luciano e Janad Valcari.

Protesto de prefeitos e prefeitas do Tocantins – Foto – Gazeta do Cerrado

Sair da versão mobile