Ícone do site Gazeta do Cerrado

Protótipo de galinheiro móvel é apresentado a agricultores na Agrotins

(Governo do Tocantins)

As inovações tecnológicas para a pecuária na Feira de Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2018) são diversificadas. No Portal da Pecuária, é apresentado aos agricultores familiares o galinheiro móvel, um sistema criação rotativo de ave. A Agrotins iniciou na segunda-feira, 8, encerra no sábado, 12, no Centro Agrotecnólogico de Palmas, na Rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.

O galinheiro móvel, tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Tocantins, é apropriado para agricultores familiares, pois é construído com material simples e barato, como palete de madeira e tela, possuindo duas divisões internas, o pastejo na parte inferior e o poleiro, mesmo local, onde as galinhas põem os ovos (ninho).

Pastagem

A vantagem deste sistema é que o poleiro móvel pode ser deslocado na área de pastagem, proporcionando o bem-estar das aves. O pastejo rotativo é um sistema sustentável, sem degradar a área de convívio dos animais.

De acordo com a diretora de política para Pecuária, Érika Jardim, o modelo é muito interessante, principalmente para pequenos produtores. “É um sistema de baixo custo que proporciona, aos produtores, uma forma de gerar renda na sua propriedade”, enfatizou.

Publicidade

(Governo do Tocantins)

Sair da versão mobile