O consumo consciente do whey protein oferece vários benefícios à saúde. Saiba quem pode tomar e qual é a melhor opção do suplemento
Algumas pessoas acreditam que o whey protein é um suplemento exclusivo para os praticantes de exercícios físicos. Porém, a indicação de consumo não se restringe a esse grupo.
“Qualquer indivíduo que não consiga consumir a quantidade certa de proteína diária com a alimentação tradicional pode consumir o whey protein. As pessoas associam muito o suplemento com ‘ficar grande’, exercício físico, musculação. Mas, na verdade, não é isso”, afirma a nutricionista e personal trainer Aline Becker.
Aline ressalta que não existe critério para não tomar o whey ou que haja alguma restrição para que apenas as pessoas que seguem uma rotina de exercícios físicos tomem o suplemento. “Um detalhe muito importante de falar: whey não deixa grande”, complementa a nutricionista.
Qual é o melhor tipo de whey protein
Segundo Aline, a escolha pelo tipo de whey — concentrado, isolado ou hidrolisado — depende de cada organismo.
“Se uma pessoa não é intolerante ou tem sensibilidade à lactose e tem uma boa digestão, o whey protein concentrado vai ficar em primeiro lugar, porque ele tem um bom custo-benefício. Mas para uma pessoa que tem intolerância à lactose e uma difícil digestão, o hidrolisado é o que vai ficar em primeiro plano”, explica a profissional.
Sendo assim, lembre-se de que a proteína é importante em cada refeição e o whey denota ótima opção até para quem não tem treina, de praticidade, de um aporte proteico às vezes mais saboroso, porque com o whey é possível fazer várias receitas.
Quais são os principais prejuízos do excesso de whey protein?
“Podemos citar o rim mais sobrecarregado, o excesso de gases, que causa um desajuste nas bactérias intestinais e um quadro desbiótico no intestino. O que é um quadro desbiótico? É quando desequilibra a flora intestinal, quando as bactérias maléficas aumentam e as benéficas diminuem. Então, pode ter um quadro de diarreia, constipação e excesso de gases”, orientou.
É melhor tomar whey com água ou com leite?
“Eis a questão! Na verdade, quando tomamos whey com leite tem efeito, sim, mas existe uma peculiaridade. Por exemplo: quando tomamos whey com leite a absorção acaba sendo um pouco mais lenta, mas isso é irrelevante para os benefícios que o whey traz, porque acaba tendo o mesmo efeito. Mas tomar com leite acaba dificultando a digestão daquele whey e acaba atrapalhando um pouco a absorção. Então, para aquela pessoa que tem problema digestivo ou tem intolerância ou sensibilidade à lactose, não faz sentido tomar com leite. Se você tem uma boa digestão e não tem problema de tomar com leite, basta fazer o cálculo calórico para estar alinhado dentro da dieta”, encerrou Aline Becker.
(Fonte: Metrópoles)