Ícone do site Gazeta do Cerrado

Quase mil servidores da saúde já testaram positivo para covid

Profissional de saúde conduz teste rápido de paciente no hospital Ronaldo Gazolla, referência em casos de Covid-19 no Rio Foto: Leo Martins / Agência O Globo

No Tocantins foram detectados 985 casos confirmados de Covid-19 entre trabalhadores de estabelecimentos de saúde geridos pelo governo.

Considerando os 30.358 casos confirmados até 06/08/2020, esses trabalhadores representam 3,24% do total de confirmados.

 

Veja por hospital

O percentual de acometimento da COVID-19 entre os trabalhadores de saúde da SES é de 7,45%, número menor se comparado com os dados nacionais, cujo percentual é de 9,78%, segundo informado no Boletim Epidemiológico Especial MS no 22 de 15/07/2020.

Testes no Lacen

Até essa data, o LACEN-TO realizou 34.427 testes de RT-qPCR/COVID-19, e outras 6.557 foram enviadas para processamento na Fiocruz/RJ, totalizando 40.984 amostras testadas. Sendo 16.119 confirmadas positivas para COVID-19 e 2.310 em análise.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) é a unidade responsável pela realização dos testes de RT-qPCR (Transcriptase Reversa – Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real), que identifica a presença do gene do vírus SARS- CoV-2.

O LACEN-TO possui 2.350 testes de extração e 18.760 testes da etapa de amplificação RT-qPCR (Biomaguinhos/IDT). “Apesar do reabastecimento desse estoque em razão da aquisição emergencial realizada pela SES/TO, alguns itens necessários para o processamento das amostras estão em fase de finalização da aquisição para a entrega, o que motivou a continuação da priorização das testagens aos casos de maior gravidade. Imediatamente a entrega dos consumíveis, o LACEN/TO retomará a testagem integral das amostras recebidas. Em razão do aumento do volume de amostras recebidas e do compromisso em continuar prezando pela agilidade na liberação dos resultados, especialmente aos pacientes com SRAG/hospitalizados, o LACEN-TO ampliou jornada de trabalho para 24h, ininterruptas, às áreas envolvidas no processamento e liberação de resultados”, diz a Secretaria no relatório.

Veja abaixo quando cada município testou no Lacen até agora 

 

Sair da versão mobile