Ícone do site Gazeta do Cerrado

Quatro deputados, dois exs, duas mulheres: os que miram o comando de Palmas dentre semelhanças e diferenças

Maju Cotrim

Outubro trouxe uma intensificação dos bastidores das eleições de 2024 na capital. Cada um á sua moda vai mostrando seu trabalho e lutando para consolidar o projeto. Muita coisa ainda vai acontecer mas o momento aponta pelo menos quatro deputados interessados, dois ex prefeitos, duas mulheres e um secretário estadual estão de olho no comando da mais jovem capital do país.

Atualmente estão como principais pré candidatos os deputados estaduais Junior Geo, Vanda Monteiro (UB) e Janad Valcari (PL), o ex prefeito Carlos Amastha (PSB) , o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) , o secretário Jairo Mariano (PDT), o ex senador Eduardo Siqueira Campos (Podemos).

Os três deputados estaduais que dividem as tribunas da Assembleia legislativa buscam se destacar nas demandas relacionadas a Palmas. Geo e Janad sao da área da educação chamados inclusive de professores nos nomes políticos. Ele, professor concursado do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), e ela é também advogada, administradora de empresas, neuropsicopedagoga, tecnóloga em gestão e empresária no ramo da educação. Assim como ela Ayres também é advogado com forte atuação no meio jurídico.

Janad junto com Vanda Monteiro são as duas mulheres até o momento interessadas em disputar. Palmas teve duas gestoras: Nilmar Ruiz e Cinthia Ribeiro Mantoan.

Publicidade

Amastha e Eduardo Siqueira (1º gestor eleito de Palmas) têm em comum o fato de já terem governado a capital, em épocas muito diferentes, é claro. Os dois também são os únicos que não têm mandato nem cargo público no momento dentre os pré candidatos.

Jairo Mariano também é ex-prefeito só que de Pedro Afonso. Atualmente cuida das articulações políticas e institucionais da gestão.

Dentre todos os nomes, Janad, Jairo e Ayres são os que vão disputar pela 1ª vez a prefeitura da capital, todos os outros já passaram por essa experiência.

Outro aspecto: maioria dos nomes pré colocados até o momento são próximos do Palácio Araguaia. Apenas Amastha e Eduardo Siqueira não. A deputada Janad tem boa relação com a gestão inclusive com vários governistas defendendo seu nome. Geo diz que tem postura independente mas já é sondado também por entes da base governista.

Na relação com o Paço apenas Janad e Amastha são distantes da atual prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan. Se tratando de questão partidária Carlos Amastha preside o PSB e Ayres o Republicanos na capital, os demais estão filiados em legendas mas sem estarem na presidência.

Os estilos políticos dos pré candidatos são diferentes e as estratégias começam a aparecer. Uns comentam mais sobre a disputa outros adotam o silêncio no momento em meio a tantas especulações. Dentre os nomes pré colocados só Janad já passou pela Câmara onde foi presidente.

Para todos eles, as redes sociais estão sendo palco de construção de seus projetos.

Dentre alguns aspectos em comum e tantas diferenças as pré candidaturas buscam consolidação num cenário onde algum fato novo não é descartado e onde ainda há muitas variáveis e aspectos políticos a serem levados em conta.

Sair da versão mobile