Ícone do site Gazeta do Cerrado

Quatro tocantinenses são confirmados com nova variante da Covid; 26 são investigados

“Essa ação da melatonina do pulmão também deve ocorrer com outros vírus respiratórios, como o da influenza”, estima pesquisadora (BlackJack3D/Getty Images)

Coronavírus (BlackJack3D/Getty Images)

 

Equipe Gazeta do Cerrado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou à Gazeta do Cerrado que o Tocantins possui quatro casos confirmados de nova variante do Novo Coronavírus, todos P1, também conhecida como a variante de Manaus.

A SES esclareceu ainda que, no momento, há 26 casos em investigação da P1.

Segundo informações, a variante emergiu na capital amazonense em meados de novembro de 2020, cerca de um mês antes do número de internações por síndrome respiratória aguda grave na cidade dar um salto. Em apenas sete semanas, a P.1. tornou-se a linhagem do SARS-CoV-2 mais prevalente na região, relatam pesquisadores do Centro Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE) em artigo divulgado em seu site na 6ª feira (27.fev.2021).

Publicidade

O estudo ainda aponta que a P.1. pode ser 1,4 e 2,2 vezes mais transmissível que as linhagens que a precederam. Os cientistas estimam ainda que em parte dos indivíduos já infectados pelo SARS-CoV-2 – algo entre 25% e 61% – a nova variante seja capaz de driblar o sistema imune e causar uma nova infecção.

Outro estudo divulgado também em fevereiro por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia indica que em indivíduos infectados com a P.1. a carga viral no organismo pode ser até dez vezes mais alta.

Sair da versão mobile