Ícone do site Gazeta do Cerrado

Quem vai coordenar a bancada federal do Tocantins? Vicentinho coloca nome

(Foto: Assessoria de Comunicação)

Maju Cotrim 

Passadas as eleições do comando da Câmara Federal e do Senado, a bancada do Tocantins irá definir o novo coordenador, que tem papel político e articulador importante nas relações do Estado com o governo federal e demais poderes bem como na busca por recursos e distribuição das emendas de bancada.

A Gazeta do Cerrado apurou nesta segunda-feira, 4, que o deputado federal e presidente do PR no Tocantins, Vicentinho Júnior pretende ocupar este posto.Á Gazeta ele ponderou: “Só serei coordenador da bancada se eu tiver o apoio dos 3 senadores, e dos 8 deputados(as) federais. Caso contrário não teria sentido”, disse. Vicentinho tem o apreço dos colegas, segundo apuramos, porém sua posição declarada de oposição ao governo do Estado, Mauro Carlesse pode pesar na hora da definição já que pelo menos até o momento muitos membros da bancada são aliados ao governo estadual. Ano passado

Por outro lado, membros da bancada afirmam que há chances da atual coordenadora Professora Dorinha continuar no comando. Ela é do Democratas, legenda do presidente Rodrigo Maia e ainda do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Há uma satisfação com o trabalho de Dorinha, segundo os colegas. O deputado e ex-governador Carlos Gaguim, também do Democratas, é considerado por alguns um bom nome.

Geralmente a escolha da coordenação é feita de maneira consensual entre os 11 membros do Tocantins afinal o objetivo maior é a união em torno da busca e destinação de recursos. Nos últimos anos a bancada tem tido papel importante na ajuda ao Estado destinando valores para obras estruturais importantes no Tocantins.

A Gazeta acompanha todos os detalhes.

A bancada federal inclui os oito deputados e os três senadores do Estado, Eduardo Gomes, Irajá Abreu e Kátia Abreu.

Foto: Gazeta do Cerrado

Sair da versão mobile