Foto – Nielcem Fernandes
Os moradores da Comunidade Quilombola Barra do Aroeira, pertencente ao município de Santa Tereza do Tocantins, região central do Estado, receberam a boa notícia de que terão água tratada de qualidade. A decisão veio após os representantes da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) ouvirem os anseios da população, em uma audiência pública realizada na localidade na tarde desta quarta-feira, 23. Na ocasião, os moradores tiraram suas dúvidas sobre o assunto e por fim concordaram para que a ATS comece a prestar os serviços necessários para proporcionar água tratada de qualidade às 120 famílias da região.
“Este é o primeiro passo que estamos dando, através da audiência pública; ouvimos os moradores, e foi muito positivo, onde eles afirmaram que querem água tratada na comunidade, e aceitaram que a Agência assuma o sistema aqui. A partir de agora, tocaremos os estudos que já levantamos da região, e por fim trazer água de qualidade para a população”, ressaltou o presidente da ATS, Davi Goveia Júnior.
Davi Goveia Júnior reforçou ainda o compromisso do Governo do Tocantins com as famílias de Barra do Aroeira “o governador Wanderlei Barbosa sempre nos determina que forneçamos água de qualidade e de forma definitiva. É um problema antigo, mas que agora vamos resolver, serão investidos R $400 mil, recursos provenientes do Governo do Estado. Água de qualidade e de forma constante para a população”.
“É uma emoção muito grande, pois sabemos que essa água que temos aqui agora não tem qualidade adequada, e era um problema difícil de resolver, mas graças a Deus nós temos parceiros, toda a equipe da ATS, aqui representados pelo presidente Davi Goveia, que juntamente com o governador Wanderlei Barbosa, farão acontecer para que cada um dos moradores tenha água de qualidade em suas casas”, afirma o prefeito Antonio Campos
O diretor de produção da autarquia, Marcos Antônio da Silva Júnior, pontuou sobre as etapas que constituem o processo de concessão na comunidade “Houve o pedido da população para que a ATS assuma o sistema de abastecimento, então o próximo passo é a manifestação oficial da Prefeitura Municipal com a autorização para dar início a operação do sistema na comunidade, então a partir dessa autorização, já vamos começar a execução das obras com a perfuração de um novo poço”.
“Neste primeiro momento estamos preocupados em colocar água de qualidade para toda a comunidade, e em seguida faremos os demais investimentos, como extensões de rede, reformas do sistema, obras que ocorrerão em uma etapa posterior”, finaliza.
Tarifa Social
O gerente comercial da ATS, Bruno Queiroz explicou pontos importantes sobre como será o faturamento inicial “iremos fazer dois faturamentos de caráter educativos, onde nada será cobrado. O primeiro serve para começar a mensurar o consumo de cada cliente e o posterior, será para dar confiabilidade no primeiro, e só a partir do terceiro faturamento é que já teremos uma média de consumo dos clientes e assim iniciaremos a cobrança”.
Sobre a Tarifa Social, o gerente explicou como os moradores terão acesso. “A Tarifa Social tem um desconto sobre o preço da tarifa mínima, que fica em torno de 69%, e todos os clientes que fizerem parte de algum programa social dos governos Federal ou Estadual podem ter essa garantia de desconto em suas tarifas”.
Os moradores se mostraram bastante satisfeitos com a notícia da chegada da água tratada na comunidade. A professora de 56 anos, Salviana Rodrigues da Silva, relatou sobre a novidade “como sou nascida e criada aqui, há 56 anos eu espero por essa notícia. Isso é um privilégio pra nós, e que seja comprovada, com muita garra, sinceridade e seriedade na nossa comunidade. É um momento de muito elogio e alegria para todas as famílias da comunidade. Me sinto muito feliz!”.
Estiveram presentes na audiência, os dirigentes da Agência Tocantinense de Saneamento, o prefeito de Santa Tereza, Antonio Campos, representantes do Poder Legislativo e a população em geral.
Fonte – Ascom ATS