Ícone do site Gazeta do Cerrado

Quilombo de Brejinho de Nazaré pode ser o primeiro a ter escola técnica de tempo integral no Tocantins

Unidade Escolar da Comunidade Quilombola Malhadinha, em Brejinho de Nazaré - Foto: Divulgação

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

A Escola Municipal da Comunidade Quilombola Malhadinha, em Brejinho de Nazaré está com as obras a todo o vapor. A construção estava parada há cerca de cinco anos e foi retomada pelo prefeito Marquinho Nobre. Em conversa com a Gazeta na manhã desta quarta-feira, 23,o gestor adiantou que a unidade deve ficar pronta no segundo semestre deste ano.

Marquinho contou que a escola é oriunda de recursos federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e visa atender a comunidade quilombola Malhadinha, onde vivem cerca de 90 famílias. “O objetivo é torna-lá uma escola agrícola tem tempo integral, com diversos cursos técnicos. Estamos articulando isso com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), contou o prefeito.

A comunidade já conta com uma escola, porém, de apenas três salas, o que não atende a demanda da comunidade de mais de 270 pessoas. “Esta nova escola terá oito salas. Já estamos com cerca de 60% a 70% da obras concluída”, destacou.

O prefeito ainda contou que a obra estava abandonada há mais aproximadamente cinco anos. “Em seis meses de mandato conseguimos adiantar a obra. A construção tava aqui perdida. Sem pintar, sem azulejo, sem portas. Tinham apenas levantado as paredes”, esclareceu à Gazeta.

“A escola trará um benefício sem igual à comunidade. Será algo histórico para a região”, completou o prefeito Marquinho Nobre.

Publicidade
Sair da versão mobile