Na tarde desta quarta-feira, 10, um episódio trágico abalou a região de Taipas, sudeste do Tocantins, quando pelo menos 11 vacas perderam a vida após serem atingidas por uma descarga elétrica proveniente de um raio. Os animais encontravam-se debaixo de uma árvore no pasto de uma fazenda, situada a cerca de dois quilômetros da cidade.
O incidente, registrado por volta das 14h, chama atenção para os riscos que eventos climáticos extremos podem representar para o gado. O secretário de meio ambiente de Taipas relatou que o gado estava abrigado sob um pé de manga e próximo a uma cerca.
Apesar da intensidade moderada da chuva, alguns raios e trovões foram registrados na região, resultando na fatalidade que vitimou as vacas. Felizmente, não houve relatos de ferimentos em pessoas. O município ainda não foi procurado para prestar assistência no descarte dos animais, que provavelmente serão enterrados na propriedade.
Este incidente segue uma tendência preocupante, visto que, há duas semanas, mais de 40 bois também perderam a vida após serem atingidos por um raio em uma fazenda de Paraíso do Tocantins, resultando em um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 150 mil.
Em meio a este cenário, a previsão do tempo para a quinta-feira, 11, indica a continuidade das chuvas em praticamente todo o estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestade ativos, com riscos que incluem corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, reforçando a importância da vigilância em situações climáticas adversas.