Ícone do site Gazeta do Cerrado

Rajadas de ventos chegaram a 31km/h; foram mais de 17 mil raios só em Palmas

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Após o mês de novembro ser bem seco, dezembro está chegando com tudo. Nessa terça-feira, 03, uma forte chuva atingiu Palmas e causou transtornos, derrubando tendas em bar, árvores, deixando pessoas feridas e ocasionando falta de energia em algumas quadras da Capital.

A Gazeta alerta que todos tomem cuidado, segundo a Defesa Civil, a previsão mostra chuvas com possibilidades de raios nesta quarta-feira, 04. Os ventos também podem ser intensos chegando a 60km/h.

A chuva pode chegar a 30 milímetros.

Sobre a chuva de ontem, a Defesa Civil mostra que quanto aos raios os sistemas de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a quantidade ou densidade de raios na região de Palmas foram significativos, embora essa região seja uma região suscetível a uma densidade elevada de registro de descargas atmosféricas.

Publicidade

Em conversa com o meteorologista José Luís Cabral, o fenômeno que atingiu Palmas e região, é raro, mas não incomum. “É um fenômeno meteorológico que está associado a muita instabilidade atmosférica, então, um grande sistema tomou conta do Tocantins Centro-Sul. Uma característica da região, com muitas descargas elétricas, trovões, muita chuva rápida”, explicou o professor da Unitins.

Raios

A Energisa informa que nessa terça-feira, caíram durante a chuva, 17.314 raios concentrados em Palmas e seu entorno. Desde a madrugada a distribuidora está atuando com equipes extras reforçando o atendimento.

Sair da versão mobile