Ícone do site Gazeta do Cerrado

Ranking nacional aponta Gomes, Eli e Damaso como parlamentares com melhor desempenho no 1º semestre

O  ranking  nacional  dos políticos “Entre nós” mostra os senadores e deputados federais do Tocantins de maior destaque pela avaliação do trabalho. Os dados do primeiro semestre deste ano foram divulgados nesta segunda-feira, 1:.

A Gazeta teve acesso aos dados. Do Tocantins, o senador e líder no Congresso, Eduardo Gomes (MDB) ficou em 1º lugar com 90 pontos seguido por Eli Borges com 19 pontos e Osires Damaso com 16.

Gomes é considerado um dos cabeças nacionais no Congresso, Eli está no primeiro mandato como federal e faz atuação voltada á bancada da família. Já Damaso também está no primeiro mandato federal.

Veja abaixo:

Classificados em primeiro lugar no Ranking dos Políticos por estado no primeiro semestre de 2020, há integrantes do MDB (3), PSDB (4), PSD (2), DEM (2), PSL (6), Podemos (4), Novo (5) e Patriota (1). Os pesselistas aparecem mais vezes entre os rankeados, sendo a sigla com o maior número de deputados e senadores rankeados em destaque.

O ranking

O ranking avalia senadores e deputados federais, classificando-os do melhor para o pior. A meta é oferecer informações para ajudar de forma objetiva as pessoas a avaliarem o trabalho dos políticos do Congresso Nacional. A entidade foi criada por pessoas comuns, sem ligação com partidos políticos e grupos de interesse.

Por estados

A pontuação dos políticos é definida de acordo com sua atuação no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública. Para apurar isso, são avaliados os dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso.

Veja o ranking geral dos parlamentares federais do Estado: 


Os dados

Todos os dados apresentados são de origem oficial pública, obtidos diretamente dos sites do Senado, da Câmara e dos Tribunais de Justiça. Segundo o ranking, Cada ponto ganho ou tirado está documentado, com a origem da informação e a fonte, de modo que qualquer um possa conferir.

“Nosso trabalho não é criar informações e sim apenas buscá-las e organizá-las para facilitar a leitura e análise. Somos auditados diariamente por milhares de visitantes que acompanham o ranking, conferem, criticam e corrigem, quando necessário”, informou o ranking.

Sair da versão mobile