Divulgação PM-TO
Lucas Eurilio
Uma bebê de apenas 11 dias foi salva por policiais militares, em Guaraí, região norte do Tocantins, nesta segunda-feira, 26.
Segundo as informações da PM, a criança se engasgou durante o procedimento de inalação e teve as vias aéreas obstruídas. A recém-nascida ficou sem respirar.
No desespero e apavorada com medo de que a filhinha perdesse a vida, a mãe e a avó da garotinha disseram que a primeira coisa que pensou foi na polícia.
“A primeira coisa que pensei foi na Polícia, pelo fato de terem treinamento para realizar os primeiros socorros. Eu iria demorar para chegar no hospital e conseguir o socorro necessário”.
A PM contou que se deparou com as mulheres no pátio do 7º Batalhão gritando por socorro por volta das 22h. A menina já estava desmaiada e o subtenente Robson Pereira da Silva realizou os primeiros socorros logo após perceber que a situação estava crítica.
“Incrível o que aconteceu. No momento em que recebi a criança, percebi que seu estado era crítico, o bebê já estava bem roxo, sem respiração e com as mãozinhas e pezinhos gelados. Daí vi o desespero da mãe e pensei que não daria tempo de levar para o hospital, o bebê poderia morrer. Foi quando comecei o procedimento de primeiros socorros e graças a Deus deu tudo certo, a criança voltou a respirar”, contou.
Após conseguir estabalizar os sinais vitais da bebê, ela foi levada para o Hospital Regionl de Guaraí, mas precisou lutar mais uma vez pela vida. A menina parou de respirar e imediatamente os sargentos Edilson da Silva Melo e Leonardo Lemos Macedo realizaram mais uma vez massagens cardíacas e fizeram com que o bebê expelisse a secreção que inalou e que estava impedindo ela de respirar.
Chegando ao Hospital, ela foi recebida por uma equipe médica e a mãe agradeceu aos PMs pela ajuda.
“Quando ela crescer saberá que foi salva por heróis de farda e estaremos aqui para reconhecer o trabalho de vocês com gratidão”.